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Banca de QUALIFICAÇÃO: VICTORIA CAROLINE DO NASCIMENTO LUZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VICTORIA CAROLINE DO NASCIMENTO LUZ
DATA: 01/02/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Unidade III sala 104 A
TÍTULO:

MAPEAMENTO E ESTADO DO CONHECIMENTO DAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA DA REGIÃO NORTE DO BRASIL (2012-2022)


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Matemática; Formação de professores; Formação de professores que ensinam Matemática; Região Norte.


PÁGINAS: 222
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Este trabalho apresenta um mapeamento sobre as pesquisas acadêmicas produzidas na Região Norte do país no campo da Formação de professores que ensinam Matemática (PEM), que elege como objeto de investigação temáticas relacionadas aos aspectos da Formação do PEM. Trata-se de um estudo de natureza bibliográfica que tem por objetivo elaborar um Mapeamento com características de Estado do Conhecimento, analisando as principais temáticas, lacunas e tendências, teorias, metodologias utilizadas, categorias de análises exploradas em tais produções no período de 2012-2022. Utilizamos como fonte de dado da pesquisa os repositórios dos Programas de Pós-Graduação da Região Norte onde as pesquisas foram publicadas. Os referenciais teóricos estão fundamentados nas obras de Fiorentini (1994; 2002; 2016), que trata da Educação Matemática e da Formação de professores que ensinam Matemática; Gonçalves; Silva (2016), que abordam temas relacionados a Formação do PEM na Região Norte do país; André (2002; 2009; 2010), que estuda e identifica a Formação de professores como campo de estudos; Nacarato (2016); Passos et al. (2006), que fazem apontamentos sobre algum aspecto da Formação de professores no Brasil e da Formação do PEM, entre outros autores e, nas dissertações e teses encontradas pela pesquisa. O referencial metodológico utilizado é uma pesquisa do tipo Mapeamento, com características de Estado do Conhecimento e a técnica de análise dos dados é a Análise de Conteúdo de Bardin. Foram analisados um total de 94 produções. Os resultados apontam que em todos os anos do período estudo houveram pelo menos 2 pesquisas publicadas que se encaixavam nos critérios exigidos pela investigação aqui descrita, e os anos em que houveram mais publicações foram os anos de 2017 e 2021. O estado da região que mais produziu pesquisas foi o estado do Pará, com 37 publicações. Com relação a metodologia, a maior parte dos trabalhos se caracterizam como qualitativa e quanto ao tipo de pesquisa, a maioria utilizou o Estudo de caso como abordagem. Com relação a natureza, a maior parte dos estudos utilizou-se da Empírica ou de campo. As investigações indicam ainda, que das 94 pesquisas, 79 são dissertações de mestrado e 15 são teses de doutorado e foram produzidas em sua maioria no âmbito acadêmico. Para mais, os estudos foram encontrados nos repositórios de 23 Programas de Pós-Graduação diferentes e a área que mais produziu pesquisas sobre a Formação do PEM foi a área de conhecimento de Ensino de Ciências e Matemática. No que diz respeito as tendências temáticas, os autores da região procuraram estudar mais a Formação Inicial. Entretanto, temas relacionados a:  a) Educação Matemática; b) jogos de linguagem matemática; c) Currículo e políticas públicas da Educação; d) Saberes necessários à prática docente; e) desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática; f) formação dos formadores de professores que ensinam Matemática; g) Autoformação; h) Competências, concepções e conhecimentos do PEM; e i) História da formação de professores que ensinam Matemática, também apareceram como eixos temáticos das pesquisas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2190619 - NARCISO DAS NEVES SOARES
Interno - 2121241 - CARLOS ALBERTO GAIA ASSUNCAO
Externo ao Programa - 1131372 - RENATA LOURINHO DA SILVA
Notícia cadastrada em: 18/03/2024 11:34
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