Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIEL COSTA DOURADO

DISCENTE: GABRIEL COSTA DOURADO
DATA: 15/03/2024
LOCAL: Online

AVALIAÇÃO EXTERNA E O ENSINO DE MATEMÁTICA: uma relação com a prática pedagógica de professores nos anos finais do ensino fundamental em escolas paraenses

Avaliação externa. Prática docente. Aprendizagem de Matemática. Ensino Fundamental - anos finais.

ÁREA: Educação

A presente dissertação, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Faculdade de Ciências Exatas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, encontra-se vinculada à linha de pesquisa “Formação de professores”, adotando uma abordagem qualitativa, é do tipo exploratório e originou-se de inquietações relacionadas aos impactos das avaliações em larga escala, especificamente do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), na dinâmica escolar. Além disso, buscou-se investigar as influências que tais avaliações podem exercer sobre a prática docente. Deste modo, tivemos como objetivo geral analisar a relação entre os conteúdos matemáticos apresentados nas avaliações em larga escala nos anos finais do ensino fundamental e a prática pedagógica de professores do Sul e Sudeste paraense, referentes a esses conteúdos. Dentre os autores que balizam a revisão da literatura utilizamos Apple (2008), Freire (2001), Ball (2011), Bauer et al. (2015), D’Ambrosio (1993), Contreras (2002), Imbernón (2000), entre outros. O método de coleta de dados empregado nesta pesquisa consistem na pesquisa documental, para obtenção de informações, entrevistas semiestruturadas utilizadas para explorar as subjetividades nas perspectivas dos participantes sobre avaliações. A pesquisa é de abordagem qualitativa e se pauta na pesquisa exploratória. As interpretações, análises e reflexões acerca dos dados coletados tanto na pesquisa documental quanto nas entrevistas semiestruturadas serão conduzidas por meio da análise de conteúdo de Laurence Bardin. Esperamos encontrar como principais resultados uma relação entre os conteúdos elaborados pelo Saeb e os que são desenvolvidos pelos professores na Educação Básica. Ainda nesse sentido, esperamos dar luz a como se dá a metodologia de ensino adotada por docentes de Matemática, no Sul e Sudeste do Pará.

Presidente - 393.463.232-72 - ANA CLEDINA RODRIGUES GOMES - UFPA
Interno - 2190619 - NARCISO DAS NEVES SOARES