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Banca de DEFESA: VICTORIA CAROLINE DO NASCIMENTO LUZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VICTORIA CAROLINE DO NASCIMENTO LUZ
DATA: 23/03/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Unidade III sala 105 A
TÍTULO:

ESTADO DO CONHECIMENTO DAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA DA REGIÃO NORTE DO BRASIL (2012-2022)


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Matemática; Formação de professores; Formação de professores que ensinam Matemática; Região Norte


PÁGINAS: 230
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Este trabalho apresenta um estado do conhecimento sobre as pesquisas acadêmicas produzidas na Região Norte do país no campo da Formação de professores que ensinam Matemática (PEM), e elege como objeto de investigação temáticas relacionadas aos aspectos da Formação do PEM. Para tanto, tentou-se responder o seguinte problema de pesquisa: Qual o atual cenário das pesquisas sobre Formação de Professores que ensinam Matemática da Região Norte do Brasil no âmbito dos programas de Pós-Graduação stricto sensu nas áreas de Educação e Ensino no período compreendido entre os anos de 2012 a 2022?Trata-se de um estudo de natureza bibliográfica que tem por objetivo elaborar um estado do conhecimento, analisando os eixos temáticos, as tendências teóricas, as metodologias, entre outros aspectos utilizados em tais produções no período de 2012-2022. Utilizamos como fonte de dados da pesquisa os repositórios dos Programas de Pós-Graduação da Região Norte onde as pesquisas foram publicadas. Os referenciais teóricos estão fundamentados nas obras de Fiorentini (1994; 2002; 2016), que trata da Educação Matemática e da Formação de professores que ensinam Matemática; Gonçalves; Silva (2016), que abordam temas relacionados a Formação do PEM na Região Norte do país; André (2002; 2009; 2010), que estuda e identifica a Formação de professores como campo de estudos; Nacarato (2016); Passos et al. (2006), que fazem apontamentos sobre algum aspecto da Formação de professores no Brasil e da Formação do PEM, entre outros autores e, nas dissertações e teses encontradas pela pesquisa. O referencial metodológico utilizado foi uma pesquisa do tipo Estado do Conhecimento e a técnica de análise dos dados empregada foi a Análise de Conteúdo de Bardin. Foram analisados um total de 94 produções. Os resultados apontam que em todos os anos do período de estudo houveram pelo menos 2 pesquisas publicadas que se encaixavam nos critérios exigidos pela investigação aqui descrita. Além disso, o estado da região que mais produziu pesquisas foi o estado do Pará. Com relação a metodologia, a maior parte dos trabalhos se caracterizam como qualitativos e quanto ao tipo de pesquisa, a maioria utilizou o Estudo de caso como abordagem, o que significa neste contexto, que as pesquisas procuraram em sua maioria estudar casos isolados de aspectos que envolvem a Formação do PEM. Com relação a natureza, a maior parte dos estudos utilizou-se da Empírica ou de campo. As investigações indicam ainda, que das 94 pesquisas, a maior parte são dissertações de mestrado e foram produzidas em sua maioria no âmbito acadêmico. Para mais, os estudos foram encontrados nos repositórios de diferentes Programas de Pós-Graduação e a área que mais produziu pesquisas sobre a Formação do PEM foi a área de conhecimento de Ensino de Ciências e Matemática. No que diz respeito as tendências temáticas, os autores da região procuraram estudar mais a Formação Inicial. Entretanto, temas relacionados a:  a) Educação Matemática; b) jogos de linguagem matemática; c) Currículo e políticas públicas da Educação; d) Saberes necessários à prática docente; e) desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática; f) formação dos formadores de professores que ensinam Matemática; g) Autoformação; h) Competências, concepções e conhecimentos do PEM; e i) História da Formação de professores que ensinam Matemática, também apareceram como eixos temáticos das pesquisas. Além disso, a pesquisa aqui descrita se configura como sendo o primeiro estado do conhecimento realizado nos últimos dez anos sobre a Formação de professores que ensinam Matemática no cenário da Região Norte do país, o que pode configurá-lo como uma grande contribuição neste campo de pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2190619 - NARCISO DAS NEVES SOARES
Interno - 2121241 - CARLOS ALBERTO GAIA ASSUNCAO
Externo ao Programa - 1131372 - RENATA LOURINHO DA SILVA
Notícia cadastrada em: 26/03/2024 15:48
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