Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ RODRIGUES DE SALES

DISCENTE: JOSÉ RODRIGUES DE SALES
DATA: 20/12/2021

UM ‘OLHAR’ PARA O ENEM (2015 – 2019): análise e implicações para professores de matemática

ENEM. Matemática. Deficiência Visual. Apoio Visual.

ÁREA: Multidisciplinar

O Exame Nacional do Ensino Médio é o principal veículo pelo qual os estudantes   brasileiros adentram as universidades públicas do país e dão início ao Ensino superior. Dentre as pessoas que realizam esse Exame há aquelas que possuem diferentes deficiência, nas quais a deficiência visual (baixa visão ou cegueira). A aplicação do Exame para estas pessoas requer algumas adaptações que estão previstas em edital, no entanto, nem sempre essas adaptações de fato auxiliam os estudantes na realização da prova. Outro ponto importante a ser destacado é como este Exame pode aperfeiçoar o trabalho docente para que os estudantes com deficiência visual atinjam boas notas na realização desta prova. Frente a isso, a presente pesquisa teve como objetivo analisar como as variáveis imersas nos microdados das questões de matemática e suas tecnologias do ENEM 2019 a 2021, corroboram com uma prática docente inclusiva na perspectiva do aluno público alvo da educação especial (PAEE). Para isso, coletamos as provas do ENEM que foram aplicada nos anos de 2019 a 2021 junto ao site do INEP; selecionamos as questões referentes a matemática e suas tecnologias e utilizamos o software SPSS, para extrair microdados das provas, separando os dados extraídos em algumas categorias. Como resultado temos que das três edições do ENEM pesquisadas um quantitativo de 45% possui apoio visual nas questões sejam eles gráficos, tabelas, figuras e imagens. Deste número, em média tem-se um percentual maior de tabelas (39%), seguidas de gráficos (33%), figuras (16%),e por fim imagens (11%). Esses apoios visuais são utilizados, em sua maioria, para debater os conteúdos de geometria plana e espacial (16,41%), análises de dados em tabelas e gráficos estatísticos (16,17%),  seguido de análise de dados em gráficos cartesianos (10,30%),  análise de dados em gráficos estatísticos (10,83%), porcentagem ( 7,35%) e probabilidade (1,5%).  Frente a esses dados, discutimos a luz do referencial teórico de Reily sobre a presença de apoio visual nas provas e concluímos que a formação continuada dos professores, tantos os que atendem em salas de recursos quanto os de classes ditas “comuns”, poderiam ser pensadas de maneira a aperfeiçoar a metodologia dos docentes para o ensino dos conteúdos matemáticos mais discutidos nas provas a partir dos apoios visuais que o Exame utiliza.

Presidente - 2418119 - LUCELIA CARDOSO CAVALCANTE
Interno - 2190619 - NARCISO DAS NEVES SOARES