Estórias que ensinam matemática: um olhar para o discurso matemático em livros paradidáticos
Livros paradidáticos. Narrativas ficcionais. Discurso matemático. Comognição. Conflitos comognitivos.
Este estudo pretende apresentar um olhar para os aspectos do discurso matemático em livros paradidáticos de matemática, em especial, os que são constituídos por narrativas ficcionais. Busca-se identificar as especificidades do discurso matemático no que tange à comognição e analisar se as estórias apresentam em suas tramas conflitos comognitivos. A pesquisa está embasada nos pressupostos teóricos de Sfard (2008), que caracteriza a matemática e sua aprendizagem em termos discursivos. É uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Os resultados parciais são apresentados através de duas obras analisadas que possuem como título “Uma proporção ecológica” e Joãozinho no país da álgebra” e foram publicadas no ano de 2002 e 2017, respectivamente. São obras literárias destinadas ao público infantojuvenil das séries finais do ensino fundamental. Os resultados apontam para diferenças notáveis em relação as duas obras, principalmente quanto a ausência de conflitos comognitivos e os tipos de rotinas do discurso matemático.