ANÁLISE DOS MODELOS MATERIAIS NO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS A PARTIR DA EPISTEMOLOGIA COGNITIVISTA
Antirrealismo. Atividade Científica. Empirismo. Modelos Materiais.
Modelos são importantes componentes na atividade científica, entretanto sua conceituação, classificação e função são divergentes diante das diferentes vertentes filosóficas e epistemológicas que tratam de modelos em ciências. A corrente atual e antirrealista da filosofia da ciência chamada Empirismo Construtivista defendida por Bas C. van Fraassen coloca o modelo em um status elevado definindo-o como o objetivo da ciência. Dada essa importância é necessário discutir modelos no ensino de ciências naturais. Alguns estudos sobre prática científica já se dedicam à exploração dos modelos mentais - formações abstratas e pessoais de um indivíduo, em contrapartida os chamados modelos materiais ou icônicos – objetos físicos não recebem tanta atenção nos estudos sobre atividade científica e possivelmente nem ao menos tem sua importância notada nas ciências naturais. Diante tal cenário, desenvolver-se-á o presente estudo com o objetivo de compreender a aplicação e participação dos modelos físicos/materiais no ensino de ciência naturais. Para foi realizada a revisão integrativa da literatura adaptada para área de ensino, utilizando todas as suas etapas: definição de problema; critérios de busca; análise do conteúdo encontrado; categorização de resultados; apresentação de resultados. Os resultados parciais mostraram pesquisas sobre a produção de modelos físicos no ensino de ciências em diferentes enfoques, sendo aqui categorizados em quatro segmentos: Recursos Tecnológicos, Métodos Alternativos, Acessibilidade e Representação.