Etnomatemática no Cotidiano do Povo Indígena Parkatêjê
Etnomatemática. Parkatêjê. Saberes. Matemática. Povo indígena.
A presente pesquisa tem como objetivo central a compreensão e a sistematização dos saberes Etnomatemáticos existentes na cultura do Povo indígena Parkatêjê e suas relações no cotidiano desta comunidade. O estudo foi realizado a partir da perspectiva da Etnomatemática, uma vez que essa abordagem considera os diferentes modos de se produzir matemática em distintos grupos culturais. Para o desenvolvimento deste trabalho, utilizou-se da pesquisa qualitativa com procedimentos etnográficos para análise dos saberes matemáticos produzidos e/ou praticados pelo povo indígena Parkatêjê (também conhecidos, juntamente com os Akrãtikatêjê e os Kỳikatêjê por Gavião do Pará) em suas atividades diárias. O estudo também traz a importância dos saberes matemáticos desenvolvidos nesses contextos e sua articulação com os conhecimentos matemáticos aprendidos no âmbito acadêmico, confirmando a ideia de que não há apenas uma forma de matematizar. A abordagem Etnomatemática proporcionou observar, a partir de seu enfoque holístico e transdisciplinar, favorecendo as relações/diálogos com as sociedades que se relacionam com a comunidade indígena Parkatêjê.