Banca de QUALIFICAÇÃO: CREMILDA PERES CANGUSSU DE ABREU

DISCENTE: CREMILDA PERES CANGUSSU DE ABREU
DATA: 31/10/2019
LOCAL: UNESP Campus Bauru, Sala 01 do prédio da Pós-Graduação

Demandas e processos formativos de professores de Ciências da Natureza: desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas

Formação Continuada de Professores. Ensino de Ciências. Educação Especial. Ambiente Virtual de Aprendizagem

ÁREA: Interdisciplinar

A educação inclusiva enquanto política em implementação, tem produzido demandas oriundas das práticas pedagógicas professores no Brasil, especialmente quando se refere aos alunos público alvo da educação especial. Esta pesquisa, versa sobre as demandas e processos formativos com professores que ensinam as Ciências da Natureza. Questiona-se quais os potenciais de contribuições de uma proposta de formação continuada desenvolvida a partir de demandas de professores que ensinam Ciências para a implementação de práticas pedagógicas inclusivas com alunos público alvo da educação especial em escolas públicas estaduais? Com esta pesquisa pretendeu-se analisar potencialidades de uma proposta de formação continuada de professores que ensinam Ciências, estruturado com base nas demandas desses profissionais no desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas com alunos Público-Alvo da Educação especial. A pesquisa se desenvolveu dentro de uma abordagem qualitativa, do tipo colaborativa, numa perspectiva sócio histórica, com um método descritivo e analítico das falas dos professores e professoras participantes que se estruturou em etapas. Foram utilizados como instrumento para constituição dos dados um roteiro de questões para nortear diálogos no grupo focal realizado em três encontros gravados e transcritos e depois de analisados orientou a organização e desenvolvimento de um curso semipresencial intitulado Educação Especial e Ensino Inclusivo de Ciências no Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA na Plataforma Moodle da Unifesspa. O curso foi organizado em quatro módulos correspondendo a uma carga horaria de 180 horas. Participaram da pesquisa: a pesquisadora, uma bolsista da PIBIC/CNPq, e 09 (nove) professores(as) que ensinam Ciências no Ensino Médio de três escolas públicas estaduais do município de Marabá/PA. Por se tratar de uma pesquisa em andamento são apresentados dados parciais sobre as necessidades formativas dos professores de Ciências, provenientes das demandas desses profissionais apresentadas nos grupos focal que auxiliaram na proposta curricular do curso no espaço formativo AVA para aprimoramento do conhecimento teórico e prático dos professores que ensinam Ciências para alunos público-alvo da Educação Especial na sala comum. Com base nos resultados parciais das análises sinalizaram uma gradativa busca de matrículas de alunos PAEE nas escolas públicas estaduais no município, por outro lado revelam também lacunas no que diz respeito à política de formação continuada para os professores de Ciências na perspectiva da educação inclusiva, a inexistência na rede estadual de programa de formação continuada na perspectiva da educação inclusiva que contemple minimamente a efetivação de um currículo com propostas e discussões nesta área, o que consequentemente parece contribuir com a fragilidade dos conhecimentos teóricos práticos dos professores para desempenhar o seu papel diante das demandas pedagógicas existentes para o ensino inclusivo de Ciências.

Presidente - 2418119 - LUCELIA CARDOSO CAVALCANTE RABELO
Interno - 1805611 - RONALDO BARROS RIPARDO