Banca de QUALIFICAÇÃO: ALICE SILAU AMOURY NETA

DISCENTE: ALICE SILAU AMOURY NETA
DATA: 27/09/2019
LOCAL: Mini Auditório do PDTSA, Unifesspa Unidade III campus Marabá

Educação para Saúde no Ensino de Ciências: Currículo Comum, Saberes e Práticas Docentes

BNCC; Anos iniciais do Ensino Fundamental; Ensino de Ciências; Educação para saúde.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A Educação para Saúde por meio do ensino comum se constitui como das maneiras mais pertinentes de promover-se a saúde individual e coletiva dos escolares e da sociedade. No entanto, embora a BNCC preveja conteúdos em saúde a serem trabalhados por meio do componente curricular de Ciências, uma prática docente qualitativa se origina da união de saberes desenvolvidos pelos professores em dada área. Assim, o presente estudo tem como objetivo analisar a relação entre os saberes e as práticas docentes e os objetivos de ensino e aprendizagem em Ciências, correspondentes à Educação para Saúde, previstos pela BNCC nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tal, foi realizada análise documental da BNCC, afim de identificar-se os objetos do conhecimento e as habilidades em saúde planejadas para ensino nessa modalidade escolar. Pretende-se realizar aplicação de questionários com os professores da rede pública municipal, afim de investigar-se os saberes que permeiam a prática pedagógica de Educação para Saúde dos professores em exercício nos anos iniciais do Ensino Fundamental na cidade de Marabá. Complementarmente, será documental dos currículos escolares com intuito de identificar-se tópicos de Educação para Saúde presentes na prática de ensino regular nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, prevê-se a realização de grupo focal para complementar-se a produção de dados para o presente estudo. Os resultados parciais mostram que a BNCC prevê o desenvolvimento de 48 habilidades em Ciências para o decorrer dos anos iniciais do Ensino Fundamental, das quais 6 (12,5%) são habilidades em temáticas de saúde. De modo geral, as temáticas abordadas na BNCC se relacionam aos conhecimentos basilares em saúde, tais como higiene corporal, prevenção de acidentes domésticos, manutenção da saúde auditiva e visual, prevenção de doenças provocadas por microrganismos, alimentação saudável e prevenção de doenças provocadas por má alimentação; e condizem com as faixas etárias dos escolares nessa etapa educacional. Espera-se alcançar com este estudo visão panorâmica do cenário que envolve o ensino de temáticas da saúde na cidade de Marabá-PA e seus condicionantes.

Presidente - 2242458 - ANA CRISTINA VIANA CAMPOS
Interno - 2190619 - NARCISO DAS NEVES SOARES