Notícias

Banca de DEFESA: ANTONIA LARISSA ALVES OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIA LARISSA ALVES OLIVEIRA
DATA: 10/12/2021
HORA: 15:00
LOCAL: via remoto
TÍTULO:

CFEM E O DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO NA AMAZÔNIA: UMA ANÁLISE DOS MUCÍPIOS DE CANAÃ DOS CARAJÁS, MARABÁ E PARAUAPEBAS (PA)


PALAVRAS-CHAVES:

Mineração. CFEM. Indicadores Socioeconômicos. Setores Produtivos.


PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Planejamento Urbano e Regional
SUBÁREA: Serviços Urbanos e Regionais
ESPECIALIDADE: Aspectos Sociais do Planejamento Urbano e Regional
RESUMO:

O modelo de desenvolvimento neoextrativista tem gerado efeitos antagônicos nos principais municípios minerados do Sudeste paraense, sendo eles Marabá, Canaã dos Carajás e Parauapebas. Se por um lado, a Indústria Extrativa Mineral tem ganhado relevância econômica nesses municípios, podendo isso ser observado no aumento do PIB, das exportações, do Valor Adicionado Bruto e das receitas fiscais através da CFEM. Por outro, apesar da bonança econômica que gira em torno da mineração, os municípios minerados não tem apresentado melhoria na condição de vida das pessoas, assim como não tem criado alternativas econômicas, como pode ser observado nos indicadores sociais e econômicos. Uma fonte de recurso importante para mitigar essa condição seria através da CFEM. Contudo, ao analisar como os royalties da mineração tem sido utilizado nos municípios, observa-se que a maior parte da receita é destinada para a manutenção da máquina pública, e mesmo quando direcionado para áreas como Educação, Saúde, Serviço Social, o recurso se concentra na Administração dessas funções. Além disso, observa-se que uma parcela pouco significativa é destinado para áreas que possam gerar alternativas econômicas nos municípios, como Comércio, Indústria e Serviços.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - BRUNO MILANEZ
Interno - 574.819.202-06 - DANILO ARAUJO FERNANDES - UFPA
Presidente - 2247334 - GILIAD DE SOUZA SILVA
Externo à Instituição - HUMBERTO MIRANDA DO NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 08/12/2021 08:37
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (94) 2101-5945 | Copyright © 2006-2024 - UNIFESSPA - sigaa-docker