Notícias

Banca de DEFESA: RITHIELLY LIRA SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RITHIELLY LIRA SOUSA
DATA: 15/12/2021
HORA: 15:00
LOCAL: via remoto
TÍTULO:

O Desenvolvimento do Cooperativismo no Sudeste da Amazônia: Levantamento e Análise Dos Ganhos Econômicos “Capturados” e não “Capturados” Pelas Cooperativas No Município De Marabá”


PALAVRAS-CHAVES:

Cooperativismo, ganhos competitivos, sudeste do Pará.


PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Planejamento Urbano e Regional
SUBÁREA: Métodos e Técnicas do Planejamento Urbano e Regional
ESPECIALIDADE: Técnicas de Planejamento e Projeto Urbanos e Regionais
RESUMO:

A ação coletiva, por meio de cooperativas, se apresenta como uma estratégia para as PMEs como forma de sobrevivência, diante das transformações econômicas ocorridas com a globalização mundial. Essa ação coletiva pode atingir eficiência” ao capturar ganhos econômicos (economias externas) que não podem ser adquiridos de maneira individual. PMEs organizadas de forma concentrada podem gerar externalidades positivas, gerando desenvolvimento para as comunidades em que residem. Mas há também ações que podem ocorrer de forma intencional, e esse é o caso das organizações cooperativas. Desse modo, o presente estudo tem o objetivo de investigar a capacidade de gestão das cooperativas do município de Marabá, localizado no sudeste do estado do Pará, em aproveitar todo o potencial de ganhos econômicos que a ação coletiva, através do cooperativismo, pode oferecer. Para alcançar esse objetivo utilizará o método hipotético dedutivo, como procedimento científico, juntamente com pesquisa de campo para aplicação de formulários e entrevistas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ARMANDO LIRIO DE SOUZA
Interno - 3000085 - EVALDO GOMES JUNIOR
Presidente - 2132758 - JOSE OTAVIO MAGNO PIRES
Externo ao Programa - 1021971 - JULIANA DE SALES SILVA
Notícia cadastrada em: 14/12/2021 21:32
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (94) 2101-5945 | Copyright © 2006-2024 - UNIFESSPA - sigaa-docker