SENSORIAMENTO REMOTO APLICADO NA ANÁLISE FORENSE DE DESLIZAMENTOS DE TERRA E OBRAS PÚBLICAS DE RECUPERAÇÃO EM RODOVIAS PARAENSES
engenharia legal; dicionário web; improbidade; obras públicas.
Este trabalho tem como objetivo identificar as implicações da utilização do sensoriamento remoto por imagens satelitais nos casos de deslizamento de terra que impactam as rodovias do sul e sudeste do estado do Pará. Busca-se analisar a aplicação de técnicas de fusão de imagens de livre acesso da plataforma orbital CBERS 4A, utilizando-se bandas da Câmera Multiespectral e Pancromática de Ampla Varredura (Sensor WPM) a qual fornece, após processamentos, uma imagem final com resolução especial de 2 m (dois metros). A pesquisa possui delineamento metodológico do tipo Estudo de Caso. A primeira área de estudo analisada foi a rodovia BR-230, no perímetro urbano do município de Marabá-PA, onde estudou-se um deslizamento de terra nas duas margens de um ponto da referida rodovia, validando-se in loco as interpretações das imagens do satélite. No caso pesquisado verificou-se, no ato da análise, que os danos nas margens do ponto da rodovia pesquisada estavam, a pelo menos, 74 (setenta e quatro) dias sem recuperação, ou seja, a técnica permite, também, a verificação do tempo de recuperação da rodovia (obras públicas), onde os recursos públicos podem ser aplicados e fiscalizados pelos órgãos de controle do estado. Na continuação da pesquisa serão estudados mais dois casos, sendo a segunda área de estudo um ponto na PA-155, entre Marabá e Eldorado dos Carajás, e a terceira área de estudo um ponto na BR-230, entre Marabá e Novo Repartimento.