IDENTIFICAÇÃO DE PATOLOGIAS E MONITORAMENTO DE OBRAS DE RECUPERAÇÃO RODOVIÁRIA MEDIANTE IMAGENS DE SATÉLITES: UMA ABORDAGEM FORENSE.
patologias construtivas; fiscalização de obras rodoviárias; sensoriamento remoto.
Parte do sistema modal rodoviário brasileiro é responsável pelo desenvolvimento econômico do país, na medida em que é utilizado em grande escala para o escoamento da produção agrícola, além ser um dos mais importantes elos entre municípios e estados, os quais tornam possíveis transportes para fins comerciais, profissionais e turísticos. No entanto, apesar deste sistema possuir uma representatividade, no que tange ao desenvolvimento do país, dentro do cenário municipal, estadual e federal, não apresenta as condições ideais e satisfatórias para atender as demandas que lhe são conferidas. Dentro dessa visão, é importante que a atenção governamental se volte, com mais zelo e responsabilidade, para o não surgimento precoce ou o controle dos problemas patológicos que acercam as rodovias, buscando dentre outras ações, um serviço ágil quanto à fiscalização dos serviços de execução e/ou manutenção (preventiva e corretiva), a redução dos custos com diárias para fins de fiscalizações in loco, assim como a acurácia necessária para subsidiar os órgãos gestores e fiscalizadores do processo como um todo. Nesse sentido, dentro de uma abordagem forense, e utilizando o Sensoriamento Remoto (SERE), é proposto neste trabalho um estudo comparativo, da situação física da Rodovia BR-158, localizada no Sudeste do estado do Pará, entre as imagens de satélite e as registradas in loco, a fim de constatar real possibilidade do emprego desta tecnologia.