Banca de DEFESA: THOMAS LUIS DA SILVA COUTO

DISCENTE: THOMAS LUIS DA SILVA COUTO
DATA: 12/08/2023
LOCAL: Google Meet - meet.google.com/rcg-ncuw-nns

AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS DA VIRTÓPSIA ASSOCIADA A TECNOLOGIAS DE REDES NEURAIS CONVOLUCIONAIS SOBRE MÉTODOS DE AUTOPSIAS CONVENCIONAIS.

Radiologia forense; Autópsia; Tomografia; Técnicas 3D; Virtópsia; Redes Neurais; Inteligência artificial

ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Engenharia/Tecnologia/Gestão

As ciências forenses sempre estiveram presentes em um quantitativo significativo de fatos históricos e relevantes na humanidade. De seu prelúdio do estudo anatômico pós morte até as tecnologias mais sofisticadas, estas sempre buscaram a elucidação de crimes e a construção de uma cadeia de custódia forte e consolidada. Porém, ainda há limitações em alguns dos métodos de investigação forense, como, por exemplo, a técnica de autópsia, onde há limitação humana no que se refere à análise de lesões em pequena escala. Como forma complementar aos métodos tradicionais utiliza técnicas de imageamento por radiação de carácter ionizante em sua modalidade de tomografia computadorizada, para análise de fraturas em ossos do crânio e da face, em vítimas de mortes violentas. Esta técnica complementar pode ser otimizada mediante o auxílio de redes neurais convolucionais para análise profunda das imagens. Esta pesquisa buscou desenvolver uma técnica de análise das imagens produzidas em virtópsia para auxiliar os diagnósticos forenses. O delineamento metodológico deste trabalho, inicialmente, realizou a construção de uma massa de dados de servidores PACS, com imagens DICOM e JPEG totalizando 820 imagens. Durante o tratamento dos dados foram retirados os artefatos e ruídos secundários. Utilizou-se para o treinamento e teste de redes neurais o software Orange data mining Ⓡ desenvolvido pela Universidade de Ljubljana localizada na Eslovênia. Foram utilizados de redes neurais com arquitetura de 16, 19 camadas e com também com a arquitetura intercept. Após análise dos resultados, identificou-se que a rede intercept obteve as maiores acurácias, sendo de 0,993 e 0,973 KNN e TREE respectivamente demonstrando um resultado promissor e amplo potencial para outras aplicabilidades e novos segmentos a essa pesquisa e a sociedade.

Presidente - 2142555 - DYENNY ELLEN LIMA LHAMAS
Interno - 1871868 - FERNANDA CARLA LIMA FERREIRA