Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIEL ARTUR SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIEL ARTUR SILVA
DATA: 27/10/2023
HORA: 15:00
LOCAL: meet.google.com/kxz-ptgb-gzb
TÍTULO:

Uma análise a respeito da disponibilidade e reuso de dados governamentais abertos de apreensões de drogas de abuso no brasil.


PALAVRAS-CHAVES:

Dados Abertos Governamentais, Drogas, Disponibilidade.


PÁGINAS: 62
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO:

Estudos que avaliam a disponibilidade, reuso e a forma como os dados de drogas de abuso são divulgados abertamente no Brasil são pouco disseminados. Neste contexto o presente trabalho buscou analisar a disponibilidade e reuso de dados governamentais abertos sobre apreensões de drogas ilícitas pelos principais órgãos governamentais de segurança. A ferramenta utilizada neste estudo para analisar a disponibilidade e reuso dos dados foi a métrica Dados Abertos Governamentais Brasileiros (DGABr). Toda a avaliação dos dados foi realizada através da análise de cinco perspectivas, sendo elas: dados abertos, legal, técnica, gerencial e reutilização. Os dados foram coletados a partir de sites e plataformas na web dos principais órgãos de segurança e instituições com essa finalidade, sendo considerado as publicações nas esferas nacional e internacional, somando assim um acervo de informações de quase 3 décadas de acompanhamento. Na esfera internacional, representada aqui pelo escritório das nações unidas sobre drogas e crimes, o resultado obtido foi um índice 4. Na esfera nacional as bases de dados dos relatórios de drogas sintéticas da polícia federal também alcançaram o indicador de nível 4, todavia, as demais bases de dados alcançaram o indicador de nível 3. O indicador de nível 4, indica de forma geral que os dados são satisfatórios para uso e análise humana, enquanto o indicador de nível 3, indica que os dados são suficientes, porém, apresentam em termos de facilidade de uso, falta de clareza nas metodologias ou não atendimento a perspectiva gerencial, visto a ausência de tecnologias de visualização e aplicativos de facilidade de acesso aos dados. Diante disso, os conjuntos de dados analisados nessa pesquisa, em sua maioria, atenderam apenas parcialmente aos critérios de análise, o que mostra que a qualidade e maturidade dos dados sobre drogas ainda carecem de aprimoramento.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2142555 - DYENNY ELLEN LIMA LHAMAS
Externo à Instituição - PATRÍCIA NASCIMENTO SILVA
Externo ao Programa - 1045069 - RUTHINEIA JESSICA ALVES DO NASCIMENTO
Presidente - 2400783 - VINICIUS VESCOVI
Notícia cadastrada em: 17/10/2023 16:09
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (94) 2101-5945 | Copyright © 2006-2024 - UNIFESSPA - sigaa-docker