Notícias

Banca de DEFESA: ANTONIA MAYRA DE SOUSA OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIA MAYRA DE SOUSA OLIVEIRA
DATA: 16/03/2020
HORA: 09:00
LOCAL: SALA 2 PRÉDIO MULTIUSO UNIDADE
TÍTULO:

LITERATURA E CINEMA: ESTRATÉGIA DE LEITURA COM A ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA, “PEDRO MALASARTES E O DUELO COM A MORTE’, NUMA TURMA DE 6ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL PADRE JOSIMO TAVARES


PALAVRAS-CHAVES:

Leitura. Letramento literário. Multiletramentos. Cinema. Adaptação


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

O presente estudo trata da proposta de leitura com texto literário ambientado em diferentes mídias, numa turma de 6º ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivo contribuir com a formação do leitor na escola. Buscamos mostrar que o ensino de literatura é uma prática possível de se concretizar na escola, para isso é necessário selecionar métodos e estratégias que contribuam com a aprendizagem.  Utilizamos como método para nortear este estudo a pesquisa-ação, a sequência básica proposta por Cosson (2009) e oficinas de leitura para trabalhar com o texto literário e o texto fílmico. A partir do gênero conto popular, trabalhado no 6ºano, selecionamos Os causos de Pedro Malasartes, de Júlio Morelli, como texto motivador para incentivar a leitura do texto literário. Seguindo com a proposta de leitura em diferentes mídias utilizamos o texto fílmico Pedro Malasartes e o duelo com a morte, de Júlio Morelli, a fim de estabelecer uma relação com os causos selecionados para organizar as atividades de leitura. A pesquisa foi desenvolvida numa escola pública do assentamento Gameleira, localizado no município de Governador Edison Lobão, Maranhão, com alunos que apresentavam dificuldades de leitura, por isso buscamos organizar este trabalho para incentivar a leitura e motivá-los a ler não somente o texto escrito, mas também o universo de imagens, cores e sons que o texto fílmico apresenta.  O objetivo deste trabalho é desenvolver práticas de leitura e mostrar o processo de transposição que ocorre da literatura para o cinema.  Nesse sentido, utilizamos as perspectivas dos letramentos literários e dos multiletramentos para mostrar que a inserção de novos textos no ambiente escolar podem ser utilizados para desenvolver e contribuir com diferentes estratégias de leitura. Buscamos também ressaltar a importância do cinema na sala de aula como ferramenta pedagógica de aprendizagem. Nessa perspectiva, utilizamos os estudos dos letramentos de Rojo (2009) e Street (2014); as propostas de letramentos literários de Cosson (2009); os estudos sobre adaptação cinematográfica de Stam (2008) e Linda Hutcheon (2011); os conceitos de narrativas orais de Benjamin (2017) e Cascudo (2006), entre outros autores que contribuem com a proposta deste estudo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2110698 - HIRAN DE MOURA POSSAS
Presidente - 1549206 - LUIS ANTONIO CONTATORI ROMANO
Interno - 1571978 - PATRICIA APARECIDA BERALDO ROMANO
Notícia cadastrada em: 09/03/2020 11:47
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (94) 2101-5945 | Copyright © 2006-2024 - UNIFESSPA - sigaa-docker