Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRE FELIPE PEREIRA DE SOUSA

DISCENTE: ANDRE FELIPE PEREIRA DE SOUSA
DATA: 16/04/2020
LOCAL: ANDRÉ FELIPE PEREIRA DE SOUZA

UMA ANÁLISE SEMÂNTICO-ARGUMENTATIVO EM TEXTOS DE ALUNOS DO 8º ANO: O USO DOS MECANISMOS LINGUÍSTICOS PARA A CONSTRUÇÃO DO DISCURSO DO CONVENCIMENTO.

mecanismos linguísticos, Carta do Leitor, argumentação

ÁREA: Letras

O presente artigo apresenta uma discussão sobre a construção da argumentação na produção textual do gênero carta do leitor, realizada por alunos de uma escola pública de Ensino Fundamental. O objetivo é apresentar os recursos linguísticos utilizados pelos alunos na escrita do gênero, além de observar como o uso adequado dessas ferramentas para garantia do propósito comunicativo do gênero exposto. A base teórica que fundamentou o trabalho parte, principalmente, dos estudos de Bakhtin (1997) e Bronckart (2012), para o estudo de gêneros numa perspectiva sociointeracionista da linguagem. Tem também como aparato teórico, para discutir sequência textual e argumentação, as ideias de Adam (2011), Koch (2011) e Koch e Travaglia (1996), Marcuschi (2008), dentre outros. O recurso metodológico usado foi a aplicação de uma atividade de produção escrita do gênero carta de leitor. A proposta de produção de texto aplicada está presente no livro didático utilizado na turma dos sujeitos da pesquisa. Com os textos resultantes da atividade, procedemos uma parcial análise qualitativa e quantitativa dos elementos constituintes da argumentação. Ao final dessa discussão prévia, verificou-se que os textos produzidos ainda apresentam, considerando os elementos da sequência argumentativa, uma argumentação um tanto frágil com limitação ou pouca variação no uso de elementos linguísticos característicos de tal sequência. Diante dessa constatação é importante refletir sobre a necessária revisão teórico-metodológica para o ensino da argumentação no contexto do Ensino Fundamental.

Externo à Instituição - A ZORAIDE DOS ANJOS GONCALVES DA SILVA VEIRA
Presidente - 1311089 - AUSTRIA RODRIGUES BRITO