Banca de DEFESA: TATIANE ARAUJO PEREIRA

DATA: 28/04/2020
LOCAL: video conferência

PRÁTICAS DE LEITURA E OS DESAFIOS DA PRODUÇÃO DE TEXTOS ARGUMENTATIVOS

Ensino. Aprendizagem. Leitura. Escrita. Gêneros textuais. Argumentação.

A presente dissertação intitulada – “Práticas de leitura e os desafios da produção de textos argumentativos” – teve como objetivo promover e despertar a criticidade dos alunos a partir da leitura e, com isso, produzir textos de gêneros argumentativos na sala de aula numa perspectiva sociointeracionista, tomando os alunos como sujeitos sociais capazes de pensar, argumentar e contra-argumentar em situações dentro e fora da escola. Sabemos da importância da comunicação em todas as situações da nossa vida e a todo instante estamos tentando convencer e persuadir alguém sobre alguma coisa. Na escola nos deparamos com muitos desafios envolvendo as questões do desenvolvimento da linguagem, principalmente quando esta é manifestada por meio da escrita. Assim, é dever de todos nós como professore valorizar a linguagem dos alunos cada uma na sua particularidade e criar na sala de aula formas de valorização da linguagem não apenas escrita como também oral. Acreditamos que um ambiente afetivo, acolhedor, que valorize e respeite a diversidade social e cultural dos alunos são fatores que podem contribuir de maneira muito eficaz para o desenvolvimento de habilidade leitora e escritora que tantos apontamos como desafios no nosso dia a dia, para isso, tomamos o ensino dos gêneros textuais e as diversas práticas de letramento como verdadeiros suportes de aprendizagem e promoção de conhecimento contribuindo para uma postura crítica e ativa dos nossos alunos no contexto social em que estão inseridos de acordo a teoria da análise do discurso e as teorias da argumentação.

Presidente - 1311089 - AUSTRIA RODRIGUES BRITO
Interno - 1342825 - MAYSA DE PADUA TEIXEIRA PAULINELLI