Banca de DEFESA: SONIA CRISTINA MARQUES CALDAS

DISCENTE: SONIA CRISTINA MARQUES CALDAS
DATA: 29/04/2020
LOCAL: SALA 2b PRÉDIO MULTIUSO UNIDADE III

ESPAÇOS DE LEITURA, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E REEXISTÊNCIAS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA.

Estratégia de leitura. Leitura proficiente. Letramento Cultural.

ÁREA: Letras

A formação leitora, desde a fase inicial da educação, tem sido a grande preocupação de educadores nos últimos anos. Fala-se muito na busca de estratégias de leitura e incentivo que permitam ao educando se desenvolver intelectualmente ao longo dos anos na escola e alcançar o que se tem chamado de proficiência leitora. A leitura de textos literários pode permitir essa proficiência leitora almejada no processo de ensino-aprendizagem. É importante salientar o papel do professor como mediador de leitura na sala de aula. Pergunta-se o que o professor tem feito para mudar o quadro atual e estimular o aluno a realizar uma leitura significativa? Partindo dessa indagação, propôs-se a aplicação de estratégias de leitura de textos literários canônicos ou não, auxiliado pela contação de narrativas orais e escritas regionais, visando à formação de leitores proficientes. Busca-se, ainda, despertar um sentimento de pertencimento ao grupo social, valorizando a cultura e a linguagem do povo amazônico, subjugado por vários estereótipos criados ao longo dos anos, para que, dessa forma, possa reafirmar sem preconceito a cultura local, criando resistências ao ciclo de poder imposto a todos nós.  Os processos de formação da população amazônica que se organizam a partir de pressupostos Inter e multiculturais têm se intensificado com os inúmeros processos de mobilidade de pessoas nessa região, provocando deslocamentos em várias direções. Os sujeitos envolvidos na pesquisa pertencem a duas escolas públicas de Marabá, microrregião do sudeste paraense. A pesquisa deu-se por meio de aplicação de oficinas de leitura, mediação e contação de narrativas previamente planejadas, usando estratégias de leitura diversas, de acordo com autores, como:  Solé (2014), Leffa (1996), Kleiman (2016), Hila (2009), Cosson (2009), dentre outros. A tradição das narrativas orais e escritas tem aguçado a busca pelo conhecimento. O embasamento teórico da pesquisa se organiza a partir das reflexões de: Bhabha (2013), Busatto (2012), Benjamin (1985), Becker (2009), Candau (2008), Compagnon (2009), Lajolo (2002), Locatelli (2014), Sisto (2012), Todorov (2014), Zilberman (2012), entre outros. Salientamos também um diálogo que realizamos com os grupos de leitura, mediação e contação de Marabá: Marabá Leitora e Historiar-te.

Presidente - 2190593 - GILSON PENALVA
Interno - 1735412 - GILMAR BUENO SANTOS