Banca de QUALIFICAÇÃO: NAZARÉ DE JESUS DE BRITO ALMEIDA

DISCENTE: NAZARÉ DE JESUS DE BRITO ALMEIDA
DATA: 29/04/2020
LOCAL: VÍDEO CONFERENCIA

ESTRATÉGIAS DE LEITURA LITERÁRIA POR MEIO DA POESIA COM OS ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Letramento literário. Estratégias de leitura. Poesia. Escola.

ÁREA: Letras

Esse projeto apresenta a pesquisa de mestrado intitulada estratégias de leitura literária por meio da poesia com os alunos do 7º ano do ensino fundamental na escola José Manuel de Araújo, município de Tailândia/Pa. A pesquisa surgiu a partir da necessidade de trabalhar-se com o letramento literário no ensino fundamental II, visto que esses tipos de textos são essenciais na formação do sujeito leitor e no contexto de sala de aula são cada vez mais deixados em segundo plano. Buscamos promover esse letramento por meio dos poemas do escritor Garibaldi Nicola Parente. Desse modo, trabalhamos com as estratégias de leitura e escrita e as oficinas propostas por Girotto e Sousa (2010) e os laboratórios de leiturescrita propostos por Pilati (2017), baseando-se, pois, em pressupostos bibliográficos e pesquisa ação. A partir desse projeto espera-se incentivar a construção de múltiplos conhecimentos e o encanto pela leitura do texto literário, sendo que a poesia é nosso ponto de partida. O mesmo apresenta como referencial teórico Cosson (2009, 2017), Kleiman (1998), Lajolo (2001), Carvalho e Baroukh (2018), entre outros. Assim iniciamos falando sobre a literatura no ensino fundamental II, fizemos algumas considerações sobre o letramento literário e as estratégias de leitura para com o texto literário. Perpassando pelo traçado metodológico e por fim apresentamos a prática da poesia em sala de aula.

Interno - 1185073 - ELIANE PEREIRA MACHADO SOARES
Interno - 1735412 - GILMAR BUENO SANTOS