PRÁTICAS DE LEITURA E LITERATURA INFANTOJUVENIL NO ENSINO FUNDAMENTAL : FORMAÇÃO DE LEITORES NA PERSPECTIVA DOS LETRAMENTOS
PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA POR MEIO DE GÊNEROS
Esta dissertação relacionada ao programa de pós-graduação Profletras, visa o reconhecimento do letramento literário, com o intuito de identificar quais as dificuldades que ocorreram no processo de ensino, visto que se observa um relevante número de alunos com improficiência na habilidade leitora. O direcionamento da pesquisa que compõe esta dissertação tem como objetivo desenvolver as habilidades leitoras por meio da leitura literária, com o intuito de formar leitores proficientes. Consisti no trabalho com oficinas de leitura organizadas por estratégias de leitura, para formar o leitor literário de obras infantojuvenis, como também o processo de coautoria. A presente pesquisa classifica-se como qualitativa por meio de um projeto de intervenção, compreende quatro etapas que foram aplicadas nos anos de 2018 e 2019, para alunos do 6º e 7º anos do Ensino fundamental da escola municipal Jonathas Pontes Athias. A fundamentação teórica compreende as concepções de letramentos sociais de Street (2014), letramentos múltiplos de Rojo (2009) e o letramento literário de Cosson (2018). Sobre o ensino dos gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa, se faz necessário entendermos à sua relação com a linguística aplicada, as teorias de Antunes (2009), Bakhtin (2000), Bazerman (2011), Pereira (2014), Ribeiro (2005), Schneuwly e Dolz (2004) e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018) foram importantes para entendermos essa relação no processo de ensino. Como também os estudos de Dalvi (2013) sobre literatura na escola: propostas didático-metodológicas, para o direcionamento do projeto de leitura. Além dos artigos organizados por Girotto e Souza (2010) sobre estratégias de leitura.