Banca de QUALIFICAÇÃO: EDLENE SOARES ALMEIDA

DISCENTE: EDLENE SOARES ALMEIDA
DATA: 04/05/2020
LOCAL: defesa por video conferencia

LEITURA DE CONTOS INFANTO JUVENIS ANGOLANOS E MOÇAMBICANOS: UMA PROPOSTA DE VALORIZAÇÃO DAS LITERATURAS ANGOLANA E MOÇAMBICANA

Leitura literária. Letramento literário. Identidade. Literatura africana de língua portuguesa..

Esse trabalho busca apresentar uma proposta de intervenção pedagógica acerca da leitura literária de contos africanos de Angola e Moçambique, com intuito de levar os alunos a uma reflexão e aproximação com a cultura africana, de modo interessante, isto é, apresentar uma África diferente dos estereótipos que nossos educandos estão habituados a conhecer. Nesse sentido, temos interesse de mostrar uma África que possui uma grande riqueza em seus textos literários, que traz em suas histórias o encantamento e a poética africana. Acreditamos que por meio da literatura, é possível realizar um trabalho resgatando historicamente a contribuição dos negros na construção e formação da sociedade brasileira, dessa forma temos a intenção de promover uma consciência cultural mais igualitária. Quanto à metodologia, adotamos a pesquisa-ação com abordagem qualitativa para aplicação das atividades de intervenção. A pesquisa está sendo realizada por meio de oficinas de leitura, na escola da rede pública municipal, Anísio Teixeira, localizada na cidade de Marabá-Pá. Os sujeitos da pesquisa são alunos do 8º ano do ensino fundamental II. Fundamentam esse trabalho Candido (1995), Coelho (2000), Cosson (2012), Freire (1982), Kleiman (1999), Lajolo (1994), Munanga (2005), Todorov (2016), Zilberman (2012), Colomer (2017), dentre outros que ressaltam sobre a importância de se ler literatura. Espera-se com essa proposta pedagógica contribuir para formação leitora dos estudantes, assim como dar visibilidade positiva à identidade e a cultura negra, promovendo o respeito à diversidade étnico-racial.

Presidente - 1449289 - LILIANE BATISTA BARROS
Interno - 1185073 - ELIANE PEREIRA MACHADO SOARES