Banca de QUALIFICAÇÃO: VALERIA SARAIVA FERREIRA DA SILVA

DISCENTE: VALERIA SARAIVA FERREIRA DA SILVA
DATA: 08/05/2020
LOCAL: SALA 2B PRÉDIO MULTIUSO UNIDADE III

Ensino de gênero em língua materna tendo como, recurso o letramento cinematográfico: uma proposta de leitura e produção textual de resenha crítica.

letramento; cinema; leitura; produção textual.

O ensino de leitura e produção textual em escola pública torna-se um grande desafio na medida em que as novas tecnologias despertam o interesse dos alunos e cabe ao professor adequar-se para que os discentes se sintam estimulados para ler e produzir textos em língua materna. Street (2014) acredita que é dever do professor conceber o letramento como prática social, a fim de ampliar as capacidades comunicativas dos alunos. Marcuschi (2008) afirma que os multiletramentos nos propiciam muitas relações com a realidade educacional brasileira que, muitas vezes, tem privilegiado classificações gramaticais em detrimento das práticas de leitura e escrita situadas em contextos sociais de uso da língua. Portanto, os multiletramentos têm papel importante para o desenvolvimento das práticas de leitura e produção de texto sendo o letramento cinematográfico um desses recursos no processo de aprendizagem. O letramento cinematográfico vem auxiliar o docente nessa perspectiva, pois funciona como um auxílio importante no ensino de gênero em língua materna, muitos discentes têm acesso a esse tipo de letramento, mesmo que a sessão de cinema seja na sala de aula. Foi aplicada uma proposta interativa de ensino de leitura e produção textual do gênero resenha crítica a partir do letramento cinematográfico no intuito de sistematizar os avanços na aprendizagem dos alunos, através de oficinas de produção textual, considerando a associação entre estudos de gêneros discursivo e o letramento cinematográfico.

Presidente - 1185073 - ELIANE PEREIRA MACHADO SOARES
Interno - 1311089 - AUSTRIA RODRIGUES BRITO