Banca de QUALIFICAÇÃO: MONICA RODRIGUES FERREIRA

DISCENTE: MONICA RODRIGUES FERREIRA
DATA: 25/05/2020
LOCAL: video conferência

O ENSINO APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL VOLTADO PARA A PRODUÇÃO DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO

produção textual; ensino; texto dissertativo-argumentativo

ÁREA: Lingüística

Vivemos em uma sociedade em que a língua escrita tem muito valor, pórem adquiri-la exige muitas práticas que no atual cenário educacional brasileiro inferem-se muitos desafios. Sabemos que ainda são necessários muitos estudos e pesquisas com o objetivo de sanar a problemática que circunda a produção textual na escola, principalmente na educação básica. Assim, o intuito desse trabalho é apresentar práticas didáticas apropriadas na área da produção escrita, visto que são muitas as dificuldades enfrentadas por alunos, principalmente com relação a articulação textual e a condução do leitor a uma conclusão satisfatória do texto dissertativo-argumentativo e por professores enquanto ao ensino da produção textual, no Ensino Fundamental. Conforme o que foi exposto, nosso objetivo principal é investigar como os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental constroem sua argumentação no texto dissertativo-argumentativo, que estratégias são usadas por esse jovem escritor e os aspectos organizacionais da sequência argumentativa utilizados por eles, além de refazer e inovar as práticas pedagógicas com o objetivo de ensinar nosso aluno iniciante na prática de produção a construir sua argumentação. Com relação à metodologia, nossa pesquisa constitui-se de uma pesquisa-ação, pois utilizamos como laboratório a própria sala de aula em que o professor/pesquisador e os alunos são os participantes do processo de investigação científica. O trabalho fundamenta-se nos estudos de alguns teóricos da Linguística Aplicada e da Linguística textual, dentre eles Marcuschi (2002, 2008, 2010); Kock e Elias (2018, 2010); Antunes (2009, 2010); Bakhtin (2003); Koch (2011); Soares (2016); Fávero (1991); Souza (2006); Sartori (2019); Dolz; Noverraz e Schneuwly (2004), entre outros. Quanto aos resultados, após a intervenção com o emprego da SD ainda serão analisados com mais rigor. Porém ao que percebemos a partir da produção inicial é que os alunos possuem uma opinião, procuram defendê-la, pois já entenderam que o que dizer também é importante, mas demonstram pouco conhecimento quanto aos valores dos tipos de operadores argumentativos e suas funções, assim como não variam quanto ao uso, repetindo o mesmo operador e ainda empregando-o em funções variadas. Como apresentam essa dificuldade com os recursos linguísticos, consequentemente comprometem a argumentação do texto, pois o sentido discursivo e o valor semântico de certas expressões não são alcançados. Assim, concluímos que o trabalho é árduo com a produção textual argumentativa, no Ensino Fundamental, que se necessita de atividades direcionadas que contemplem o uso e a compreensão dos elementos linguísticos que entrelaçam os argumentos de persuasão, convencimento e de refutação e que conduzam o leitor a uma conclusão coerente com a intencionalidade do texto. Ressaltamos também a importância das práticas de leituras com esses alunos.

Externo à Instituição - ADRIANA DOS REIS SILVA
Interno - 1735412 - GILMAR BUENO SANTOS