Banca de QUALIFICAÇÃO: EDMILSON COSTA NUNES

DISCENTE: EDMILSON COSTA NUNES
DATA: 28/05/2020
LOCAL: video conferência

O USO DE TEXTOS INSTRUCIONAIS COMO INSTRUMENTO DE ENSINO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DOS ALUNOS DO 6º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL VALDECI LIMA SOARES

Regra de jogo; Gênero textual; Aprendizagem; Ensino.

O ensino de linguística perpassa pelo ensino do gênero textual que é um construto social sem o qual não é possível a comunicação humana. Contudo, usar o gênero textual como ferramenta de ensino requer um olhar além das questões estruturais e até mesmo do próprio texto como materialização do discurso.  Segundo Bronckart (2009), “conhecer um gênero de texto também é conhecer suas condições de uso, sua pertinência, sua eficácia ou, de forma mais geral, sua adequação em relação às características desse contexto social”. A aprendizagem dos gêneros textuais é importante para a apropriação dos recursos linguísticos e a promoção da participação e integração dos indivíduos nos eventos culturais dos quais estão sujeitos. Com essa perspectiva este estudo tem como objetivo geral desenvolver as capacidades de linguagens dos alunos do 6º ano da escola Valdeci Lima Soares fazendo uso do gênero regra de jogo como instrumento mediador do conhecimento e, objetivos específicos: conhecer a importância e funcionamento do gênero regra de jogo; e vivenciar a funcionalidade das regras de jogo em contexto de interação social. Para alcançar os objetivos acima fizemos uso do procedimento sequência didática tendo suas bases nos estudos de Dolz e Schneuwly. Os embasamentos teóricos principais, aqui sustentados, foram feitos dentro da visão do Interacionismo Sóciodiscursivo à luz de Bronckart (2009) e as contribuições de Bakhtin (2016) para a compreensão dos gêneros. A metodologia usada neste trabalho foi a pesquisa-ação. O corpus da pesquisa conta com as produções do gênero regra de jogo, feitas pelos alunos, e o produto foi os jogos criados para execução dessas regras com a finalidade de praticá-los nos intervalos letivos e momentos de recreação.

Externo à Instituição - LUCÉLIA DE SOUSA ALMEIDA
Presidente - 317.450.228-48 - MARIANA APARECIDA DE OLIVEIRA RIBEIRO - UFMA