Título: Letramento, Identidade e Resistência: um Auto-Olhar através da Produção de Fanfics
|
Letramento. Identidade. Resistência. Fanfic. Língua Portuguesa.
A presente proposta foi pensada a partir das situações vividas no ambiente escolar e suas implicações em um desenvolvimento satisfatório no processo de ensino-aprendizagem. Ao longo dos meus 15 anos de magistério pude perceber variados conflitos existentes em sala de aula que vão desde o bullying relacionado ao não respeito às diferenças a questões ligadas a formação da identidade e do caráter do educando em um ambiente familiar que se encontra em vulnerabilidade social. Partindo destas ideias, o presente trabalho visa analisar a construção da identidade dos educandos de uma escola da periferia de Marabá, proporcionando o letramento digital e uma reflexão acerca dos conflitos em sala de aula que são motivados na maioria das vezes por essas lacunas identitárias provenientes de inúmeros problemas sociais que circundam a comunidade em questão. A atual proposição também espera promover ao educando uma reflexão sobre sua condição enquanto aluno e agente de sua própria transformação. Para a concretização desta proposta, contaremos com oficinas de gêneros digitais, apresentação de filmes e debates, leitura e interpretação de textos com tais temáticas, sobretudo acerca de preconceito e discriminação na sociedade, oficina sobre avatares, sobre inclusão, sobre valores, etc. Contará com o apoio teórico de Street (2014), Rojo (2009), Soares (2017), Cafiero (2005, 2010), Morin (2011), Braga (2013), entre outros autores.