Banca de DEFESA: ELIANE BARROS DE OLIVEIRA

DISCENTE: ELIANE BARROS DE OLIVEIRA
DATA: 26/06/2020
LOCAL: videoconferencia

AS VOZES DA DIÁSPORA: uma produção antirracista a partir da Literatura Negra no ensino de Língua Portuguesa

Letramentos Sociais. Literatura Negra. Encontros afro-literários.

O presente trabalho é uma dissertação desenvolvida a partir de uma proposta de intervenção criada no curso de mestrado do PROFLETRAS na UNIFESSPA.  O intuito dessa pesquisa é ressignificar e valorizar a história e cultura negra, além do compartilhamento de uma cultura antirracista, a partir da leitura de obras literárias de autoria negra nos chamados encontros afro-literários, a fim de propiciar condições para a construção da identidade da população negra na atualidade. Em primeira instância o projeto abarca os envolvidos, professora e alunos da escola E.M.E.F Eurides Santana, localizada no munícipio de Parauapebas, Sudeste do Pará. Partindo de uma perspectiva ideológica, esta pesquisa apresenta um estudo de cunho bibliográfico acerca dos letramentos sociais na visão ideológica e cultural das práticas letradas, tendo a literatura como uma abordagem social. A literatura, nesse viés, é apresentada como contribuinte na formação de identidade do sujeito; e a temática étnico-racial, com a literatura negra, é abordada sob a premissa dos letramentos culturais, por visualizarmos significados culturais associados aos ideológicos.  Para tornarmos essa meta uma concretude de ação desenvolvida, aplicamos o projeto de intervenção “Encontros afro-literários-Meu mundo, nosso espaço em transformação”, encontros com conversações, apresentações e diálogos sobre o tema em questão, os quais ocorreram no período de 13 de junho até 13 de setembro de 2019, e encontro final em março de 2020, totalizando 10 encontros. Para realização desta parte, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: possibilitar a interação-texto-leitor a partir da leitura literária de obras com vistas a aspectos concernentes à realidade social da população negra no Brasil; perceber a construção da identidade como instrumento político; fomentar discussões sobre relações étnico-raciais no espaço escolar, com vistas à valorização da cultura/história negra. Para tanto, adotamos a pesquisa-ação como método investigativo e participativo para fins da concretização dos objetivos da pesquisa. Para obter os dados relevantes os sujeitos da pesquisa responderam a um diagnóstico para sondagem acerca da visão que os mesmos têm sobre a inserção da cultura afro-brasileira no contexto escolar; participaram de encontros afro-literários, registrados em vídeo, por meio das rodas de leitura, com interação às leituras das obras escolhidas; e produziram fanzines com o tema “Carolinas: negritude, mulheres e resistência”, além de leituras diversas escolhidas pelos mesmos como interpretação e finalização dos projetos, associando, assim, às obras lidas e às questões abordadas. Sendo que os resultados finais demonstram um envolvimento dos alunos com as atividades propostas, proporcionando transformação no sentido da descolonização de mentes para a construção da identidade negra, e na autoidentificação do próprio pertencimento racial sem constrangimentos, além do aumento da consciência de que branquitude não significa superioridade e nem negritude, inferioridade, mas sim representações de identidades. A presente dissertação orientou-se por estudos de diferentes autores, os quais contribuíram para as discussões propostas, como letramentos enquanto plural, a literatura como fator de identidade cultural e prática social, além da contribuição dos estudos culturais para a temática étnico-racial, como como Street (2014); Kleiman (1995); Canclini (2015); Hall (2003;2019), (2019);Tadeu da Silva (2019); Woodward (2019); (2018); Fanon, (2008); Bhabha (2019); Matterlart e Neveu (2004); Sanches (2011); Cevasco (2003); Munanga (2019); Bernd (1988a; 1988b);Petit(2013); Cuti (2010); Pereira (2015); Cavalleiro (2001); Lajolo  (2001, 2008) entre outros.

Presidente - 1311089 - AUSTRIA RODRIGUES BRITO
Externo à Instituição - EMERSON DA CRUZ INÁCIO