Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMY EVELYN BARROS MOTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAMY EVELYN BARROS MOTA
DATA: 14/09/2020
HORA: 16:30
LOCAL: video conferência
TÍTULO:

A SOCIOLINGUÍSTICA EM DIÁLOGO COM OS LETRAMENTOS POR MEIO DE FANFICTIONS NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de língua portuguesa. Sociolinguística. Letramentos. Fanfictions


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

O presente trabalho, em desenvolvimento pelo curso de mestrado do PROFLETRAS na UNIFESSPA, visa aprimorar os letramentos dos alunos por meio de atividades que serão desenvolvidas ao longo de quatro oficinas, trabalhando com diversos gêneros textuais, mas dando atenção especial à leitura e escrita de fanfictions. Partindo de uma perspectiva sociolinguística, abordaremos em nossas oficinas norma culta, padrão e coloquial, bem como linguagem oral e escrita, valorizando assim os diversos aspectos da língua e desconstruindo, portanto, a ideia de que a língua é homogênea e possui variantes de maior ou menor prestígio (BOSRTONI-RICARDO, 2004). As dificuldades de leitura e escrita permeiam o ambiente escolar em todos os níveis de ensino, dessa forma, é necessário que se reinventem as estratégias pedagógicas da sala de aula no ensino de língua portuguesa aplicadas no ensino fundamental para que os alunos ingressem na última etapa da educação básica com mais segurança ao utilizar a língua materna na realização de suas atividades dentro e fora da escola. Neste sentido, esta pesquisa busca metodologias que contribuam com o ensino/aprendizagem de forma a garantir melhor aquisição e desenvolvimento de leitura e escrita dos alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Dilson Funaro, em Amarante do Maranhão. A contribuição para a escola será feita por meio de um manual das oficinas aplicadas. Para nortear nossas pesquisas teóricas no campo da sociolinguística buscamos suporte nos estudos de Marcos Bagno (2007), Bortoni-Ricardo,(2004, 2005), Dino Preti e (1991) e Marcuschi (2007); Para os estudos relacionados aos letramentos baseamo-nos nas teorias de  Brian Street (2014), Kleiman (2005) e Magda Soares (2015); Embasando o estudo sobre fanfictions Jenkins (2009) e Jaminson (2017); Para a elaboração do material didático, orientamo-nos por Dolz e Schneuwly (2004).

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1311089 - AUSTRIA RODRIGUES BRITO
Interno - 1185073 - ELIANE PEREIRA MACHADO SOARES
Externo à Instituição - MARIA DA CONCEICAO AZEVEDO
Notícia cadastrada em: 14/09/2020 15:52
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (94) 2101-5945 | Copyright © 2006-2024 - UNIFESSPA - sigaa-docker