CRÍTICA EM CENA: O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO GÊNERO RESENHA NO CONTEXTO ESCOLAR.
Gêneros de texto; Resenha crítica; Interacionismo sociodiscursivo.
Esta dissertação apresenta os resultados da aplicação de uma pesquisa-ação voltada ao ensino do gênero de texto resenha crítica, envolvendo estudantes de ensino fundamental de uma escola pública localizada na periferia da cidade de Parauapebas, Pará. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Drummond de Andrade, situada em uma área periférica conhecida como”baixada fluminense, no bairro Rio Verde. A pesquisa centrou-se na análise de textos produzidos pelos alunos, dentro de uma sequência didática do gênero resenha crítica. Fundamentando-se no Interacionismo sociodiscursivo (ISD) de BRONCKART (1999, 2006); assumindo o conceito de gênero do discurso de BAKHTIN (2016). A pesquisa trabalha com um modelo de análise pautado nos presupostos teórico-metodológicos do ISD, estabelecendo comparação entre as versões iniciais e finais dos textos dos discentes, visando analisar um possível processo de evolução na aprendizagem dos alunos dentro dos parâmetros de análise estabelecidos no que concerne às capacidades de linguagem mobilizadas pelo gênero de texto em estudo.