literatura E IDENTIDADE CULTURAL DO sudeste do pará: formas de aprender E ensinar nas aulas de língua portuguesa DO ENSINO FUNDAMENTAL
Literatura; Cultura; Identidade; Sudeste paraense; ensino-aprendizagem.
O presente trabalho tem por objetivo sugerir ações, estratégias e metodologias de ensino que visem inserir nas aulas de Língua Portuguesa, a literatura produzida na região sudeste do Pará e as contribuições que essas obras e seus autores podem trazer para a percepção de identidade do povo dessa região amazônica. A ideia é tornar compreensível ao educando, a riqueza cultural do seu povo, forjada pela contribuição e incorporação de pessoas oriundas de várias partes do Brasil que através dos ciclos econômicos que aqui se desenvolveram (Castanha, Borracha, Ouro, Mineração, Pecuária etc.), resolveram fixar residência nesta parte do Pará e a partir daí, modificaram os aspectos socioculturais do lugar. Observa-se que esse processo ao qual nos referimos, não vem sendo trabalhado de forma efetiva em sala de aula, haja vista que a literatura escolarizada sempre teve como foco principal, a formação do leitor a partir de um padrão de texto literário (clássico, canônico), desmerecendo toda uma produção literária e cultural que expressam o jeito de ser e as formas de vida de determinados sujeitos e/ou regiões (Literatura não-canônica produzida numa região). Incumbindo ao professor procurar formas de aproximar o texto literário dessa região amazônica, ao aluno, visando um ensino mais contextualizado, que desperte o senso crítico e que faça sentido em todo o processo de aprendizagem.