Banca de DEFESA: ANDRE FELIPE PEREIRA DE SOUSA

DISCENTE: ANDRE FELIPE PEREIRA DE SOUSA
DATA: 26/02/2021
LOCAL: videoconferencia

UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS SEMÂNTICO-ARGUMENTATIVOS EM TEXTOS OS ALUNOS DO 8º ANO: O USO DOS MECANISMOS LINGUÍSTICOS PARA A CONSTRUÇÃO DO DISCURSO DO CONVENCIMENTO NA CARTA DO LEITOR

mecanisArgumentação. Carta do Leitor. Mecanismos linguísticos. Produção textualmos linguísticos, Carta do Leitor, argumentação

A presente dissertação de mestrado propõe uma reflexão quanto ao uso de alguns aspectos semântico- argumentativos presentes na produção do gênero carta do leitor de alunos do 8º ano da escola rede pública de Mãe do Rio, nordeste paraense. Partindo das perspectivas atuais de letramento e da sequência didática como ferramenta metodológica para o trabalho com esse gênero, objetivamos que os alunos reconheçam e utilizem de forma adequada os mecanismos linguísticos responsáveis pela argumentatividade e, por conseguinte, desenvolvam a habilidade de escrita argumentativa. Para alcançar esse propósito foi aplicado um projeto didático-pedagógico constituído por atividades voltadas às práticas de leitura e escrita deste gênero com a finalidade de identificar na produção textual dos alunos como estes usam os mecanismos linguísticos responsáveis pela construção do discurso argumentativo, e a partir disso buscar desenvolver habilidades de escrita por meio das escolhas linguísticas adequadas à interlocução proposta. A metodologia aqui utilizada foi a pesquisa de intervenção pedagógica de cunho qualitativo e quantitativo, sob a mediação do professor/pesquisador que utilizou como instrumentos importantes para a geração de dados: a produção inicial e final dos alunos. Para conduzir a direção teórica que subsidiou este trabalho, recorremos aos estudos de Bakhtin (1997) que apresenta os gêneros textuais como atividade de interação; Bronckart (2012), para o estudo de gêneros numa perspectiva sociointeracionista da linguagem. Além destes, para discutir sequência textual e os estudos da argumentação lançamos mão das ideias de Adam (2011), Koch (2011) e Koch e Travaglia (1996), Marcuschi (2008), Platin (2008) e Ducrot (1989), e por fim, para abordar os procedimentos da Sequência Didática foi adotado o método elaborado por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), que perpassa por etapas interligadas desde a apresentação inicial até o resultado final. Dessa forma, para identificar previamente os conhecimentos dos sujeitos dessa pesquisa foi aplicado a apresentação inicial da Oficina, intitulado “Você tem voz! ”, essa etapa objetiva identificar qual o nível das capacidades de linguagem que os alunos apresentam quanto à produção do gênero carta do Leitor. Feito isso, podemos agrupar os resultados prévios em: índice insatisfatório quanto à escrita, pouca noção da estrutura composicional do gênero em tela e pouco variação dos recursos linguísticos responsáveis pela argumentação. Diante dessa realidade, foi urgente a elaboração de um projeto de intervenção que pudesse ir ao encontro dessas problemáticas no sentido de amenizá-las ou mesmo resolvê-las. A proposta de intervenção apresentada criou condições para que os alunos pudessem ler, observar, analisar e produzir textos consoante a modalidade escrita da língua, e conhecer as particularidades do gênero carta do Leitor, de modo que identificar a intenção comunicativa e escolha de recursos coesivos para elaborar as argumentações não fossem tarefas tão complexas como em outrora. Assim, esperamos que na produção final os alunos participantes dos estudos elevem o nível de letramento, desenvolveram habilidades capazes de os auxiliarem na elaboração do gênero em estudo.

Externo à Instituição - A ZORAIDE DOS ANJOS GONCALVES DA SILVA VEIRA
Presidente - 1311089 - AUSTRIA RODRIGUES BRITO