Banca de DEFESA: ELIONAY RAMOS FELIX

A POESIA DE MÁRIO QUINTANA COMO MEIO DE LETRAMENTOS NO PROCESSO DE

INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS DO 6º E 7° ANO DA ESCOLA MUNICIPAL
ANTONIO BRAGA E CHAVES NO MUNICÍPIO DE ITUPIRANGA - PARÁ

POESIA, LETRAMENTOS, SEQUÊNCIA DIDÁTICA BÁSICA, INTERAÇÃO.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

Esta dissertação apresenta e analisa uma proposta de ensino de literatura através de oficinas para o trabalho com a poesia, aplicada na sala de aula de turmas de 6º e 7º ano do Ensino Fundamental da escola Antônio Braga e Chaves, no município de Itupiranga – Pará, visando aprimorar as relações interpessoais, bem como a melhorar a interação entre os alunos e a comunidade escolar e do meio de convivência de cada indivíduo. Como autor das poesias a serem trabalhadas nas oficinas, temos o poeta Mário Quintana, que tem uma vasta gama de poesias voltadas para o trabalho em sala de aula, principalmente na obra Poemas para ler na escola (2012) e O segundo olhar (2018), obras das quais retiramos as poesias Canção do dia de sempre e Na minha rua tem um menininho doente, utilizadas na primeira oficina com o tema solidariedade. Para o tema amizade a poesia escolhida foi Amizade. As duas primeiras oficinas ocorreram de forma presencial e dentro da normalidade escolar. Por conta da paralisação das aulas presenciais, em virtude da pandemia de Covid 19, as três oficinas restantes entraram como sugestões a serem trabalhadas futuramente, mas com todo o encaminhamento já preparado para o seu desenvolvimento. Os três temas restantes são Família, Morte e Amor, temas para os quais trabalharemos as poesias Família desencontrada, Quando eu morrer e Bilhete sucessivamente. Além da poesia, houve a necessidade de utilizar a música como instrumento aproximador entre os temas trabalhados nas oficinas e os alunos, para isso utilizamos músicas relacionadas ao teor da aula como pano de fundo e trilha sonora das oficinas. Estabelecemos uma discussão a respeito de alguns temas que se relacionam com os interesses desta pesquisa, quais sejam: ensino e letramentos, o gênero poesia e as sequências didáticas. Considerando a interação entre esses temas e, obedecendo aos pressupostos de Rildo Cosson (2018) e Hélder Pinheiro (2018) e, também, com a contribuição de Léo Cunha (2013), Ninfa Parreiras (2009), Maria Cecília Mollica e Marisa Leal (2016), Neusa Sorrenti (2009), Renata Junqueira de Souza e Berta Lúcia Tagliari Feba (2011), Teresa Colomer (2007) e Mirian Zappone (2008). Elaboramos uma proposta de oficina didática básica para o ensino do gênero poesia, com o objetivo de levar o aluno a apropriar-se deste gênero e, consequentemente, aprimorar suas habilidades de interação social no ambiente escolar e/ou fora dele, bem como ampliar sua sensibilidade para temas recorrentes do cotidiano social. Por meio dessa proposta, relacionamos a teoria com a prática pedagógica, no intuito de subsidiar o trabalho dos professores de língua portuguesa, quando o objetivo é ensinar os alunos a produzirem e apropriarem se de habilidades para o trabalho com a poesia bem como dialogar com as propostas curriculares indicadas pela escola em que esse alunado está inserido. Acreditamos que este trabalho possa diminuir a distância entre o que se ensina e o que o aluno utiliza em suas práticas sociais.

Interno - 1571978 - PATRICIA APARECIDA BERALDO ROMANO
Presidente - 1647466 - SIMONE CRISTINA MENDONCA