Banca de DEFESA: VALERIA SARAIVA FERREIRA DA SILVA

DATA: 05/03/2021
LOCAL: VIDEOCONFERENCIA

A PRODUÇÃO DE RESENHA CRÍTICA TENDO COMO RECURSO O FILME CINEMATOGRÁFICO

letramento; cinema; leitura; produção textual.

Este trabalho pretende analisar os resultados de uma pesquisa qualitativa e intervencionista, realizada em uma escola pública de ensino fundamental de Tucuruí, em que os sujeitos são estudantes do 8° ano. O método utilizado no desenvolvimento da pesquisa foi realizado a partir do conceito de gênero textual, com a produção do texto resenha crítica, como resultado de assistir à um filme cinematográfico, utilizado previamente como recurso. Sabe-se que o ensino de leitura e produção textual em escola pública se torna um grande desafio na medida em que as novas tecnologias despertam o interesse dos alunos e o professor deve adequar-se para que os discentes se sintam estimulados para ler e produzir textos em língua materna. Entretanto, no ensino de Língua Portuguesa, tem-se privilegiado classificações gramaticais em detrimento das práticas de leitura e escrita situadas em contextos sociais de uso da língua. Assim, foi aplicada uma proposta interativa de ensino de leitura e produção textual do gênero resenha crítica utilizando-se de um filme cinematográfico como recurso pedagógico e então pudemos conduzir e sistematizar os avanços na aprendizagem dos alunos, através de oficinas de produção textual, tendo como norte os procedimentos de Projetos Pedagógicos. Os resultados iniciais mostram que os textos foram produzidos de maneira satisfatória de acordo com o gênero textual solicitado. No percurso teórico deste trabalho, serão abordadas as novas perspectivas de ensino baseadas nas teorias do letramento, sociointeracionismo, gêneros textuais e dos projetos pedagógicos. Conforme Street (2014), Rojo (2009), Bakhtin (2006), Bronckart (2006), Marcuschi (2010), Machado (2003), Costa Val (1991), Fagundes (2006), Koch (2009), Kleiman (2000), Lopes-Rossi (2005) e Mussalim (2004) dentre outros.

Interno - 1311089 - AUSTRIA RODRIGUES BRITO
Presidente - 1185073 - ELIANE PEREIRA MACHADO SOARES