Banca de DEFESA: ALLAN ROGÉRIO PORFIRO CARDOSO

DISCENTE: ALLAN ROGÉRIO PORFIRO CARDOSO
DATA: 01/03/2021
LOCAL: videoconferencia

Leitura e produção textual a partir do gênero reportagem: Funcionalidade e relações de poder.

Leitura; Escrita; Gênero textual; Reportagem

ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Esta pesquisa tem como objetivo geral, desenvolver nos alunos, habilidade leitora e de produção textual profícua, através do gênero textual reportagem nos alunos do 9ª ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. Hildeberto Reis em Aurora do Pará. Ademais, os objetivos específicos que direcionam esta pesquisa são os seguintes: a)localizar fatos em um texto, bem como utilizar essas informações de forma autônoma e proficiente; b) ampliar o letramento do aluno através do trabalho com a leitura e a produção do gênero reportagem; c) inferir a compreensão geral do texto; d) identificar a finalidade do gênero textual reportagem; e) comparar textos, buscando diferenças e semelhanças quanto às ideias, debater temas propostos por eles, e desenvolver habilidades de comunicação e argumentação orais. Tal projeto nasce das minhas observações diárias em sala de aula, que me trazem a necessidade de um projeto de intervenção, necessário para melhorar a escrita e a leitura dos discentes. Para tanto utilizarei uma sequência didática (SD) a partir dos estudos de Schneuwly e Dolz. Neste processo de ensino será apresentado um planejamento didático teórico-prático que proporcionará o contato com o gênero reportagem tão presente no dia a dia dos alunos, apresentando suas características e sua função dentro dos seus contextos sociais. Diante disso, será examinada as experiências dos alunos com situações que os cercam para exercerem atitudes de prática social, bem como a noção de direitos e cidadania através do gênero. Os gêneros textuais ganharam um papel de destaque dentro da educação, através da implantação dos PCNs, considerando seus apontamentos relativos aos seus usos dentro do processo de comunicação. Considerando as varias interações do aluno com a internet, e contrapondo-se com a pouca prática da leitura adota por eles no cotidiano escolar, temas pertinentes ao seu contexto social serão extraídos de suportes como jornais e revistas, instrumentos que serão utilizados nas estratégias de leitura para mostrar a estrutura da reportagem e suas características, com o intuito de propiciar uma leitura reflexiva e crítica, para oferecer ao aluno a oportunidade de produzir suas próprias reportagens sobre situações vivenciadas no seu cotidiano social para apreciação da comunidade escolar como um todo.

Interno - 317.450.228-48 - MARIANA APARECIDA DE OLIVEIRA RIBEIRO - UFMA
Presidente - 882.856.343-53 - PAULO DA SILVA LIMA - UFMA