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Banca de DEFESA: ALLAN ROGÉRIO PORFIRO CARDOSO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALLAN ROGÉRIO PORFIRO CARDOSO
DATA: 01/03/2021
HORA: 18:00
LOCAL: videoconferencia
TÍTULO:

Leitura e produção textual a partir do gênero reportagem: Funcionalidade e relações de poder.


PALAVRAS-CHAVES:

Leitura; Escrita; Gênero textual; Reportagem


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo geral, desenvolver nos alunos, habilidade leitora e de produção textual profícua, através do gênero textual reportagem nos alunos do 9ª ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. Hildeberto Reis em Aurora do Pará. Ademais, os objetivos específicos que direcionam esta pesquisa são os seguintes: a) localizar fatos em um texto, bem como utilizar essas informações de forma autônoma e proficiente; b) ampliar o letramento do aluno através do trabalho com a leitura e a produção do gênero reportagem; c) inferir a compreensão geral do texto; d) identificar a finalidade do gênero textual reportagem; e) comparar textos, buscando diferenças e semelhanças quanto às ideias, debater temas propostos por eles, e desenvolver habilidades de comunicação e argumentação orais; f) capacitar professores do ensino fundamental para melhorar suas praticas docentes através do ensino do gênero reportagem. Tal projeto nasce das minhas observações diárias em sala de aula, que me trazem a necessidade da elaboração de um produto de intervenção, em forma de um minicurso, voltado para os professores de Língua Portuguesa, necessário para melhorar a escrita e a leitura dos seus discentes. Para tanto utilizarei uma sequência didática (SD) a partir dos estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly. Neste processo será apresentado um planejamento didático teórico-prático que proporcionará o contato com o gênero reportagem tão presente no dia a dia dos alunos, apresentando suas características e sua função dentro dos seus contextos sociais. Diante disso, será examinada as experiências dos alunos com situações que os cercam para exercerem atitudes de prática social, bem como a noção de direitos e cidadania através do gênero. Os gêneros textuais ganharam um papel de destaque dentro da educação, através da implantação dos PCNs, considerando seus apontamentos relativos aos seus usos dentro do processo de comunicação. Considerando as varias interações do aluno com a internet, e contrapondo-se com a pouca prática da leitura adota por eles no cotidiano escolar, temas pertinentes ao seu contexto social serão extraídos de suportes como jornais e revistas, instrumentos que serão utilizados nas estratégias de leitura para mostrar a estrutura da reportagem e suas características, com o intuito de propiciar uma leitura reflexiva e crítica, para oferecer ao aluno a oportunidade de produzir suas próprias reportagens sobre situações vivenciadas no seu cotidiano social para apreciação da comunidade escolar como um todo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 882.856.343-53 - PAULO DA SILVA LIMA - UFMA
Interno - 317.450.228-48 - MARIANA APARECIDA DE OLIVEIRA RIBEIRO - UFMA
Externo à Instituição - RUBENIL DA SILVA OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 01/03/2021 17:19
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