Banca de DEFESA: MARIA DO SOCORRO SOSINHO FURTADO

DATA: 14/04/2021
LOCAL: VIDEOCONFERENCIA

INTERVENÇÃO LEITORA

AVENTURAS DE HANS STADEN E O PROCESSO DE MEDIAÇÃO DE LEITURA EM SALA DE AULA NA ESCOLA PADRE JOSÉ DELGARDES EM BARCARENA-PA

Aventuras de Hans Staden. Formação leitora. Sequência didática. Mediação de leitura.

Este trabalho, que a priori seria uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo pesquisa-ação, foi idealizado com objetivo de incentivar os alunos à leitura e apontar caminhos de transformação leitora para uma turma de 32 discentes do 8º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Pe. José Delgardes”, localizada no município de Barcarena-PA. Assim, adotamos a obra Aventuras de Hans Staden, de Monteiro Lobato (2017). Quanto à fundamentação teórica, tivemos como base, principalmente: os postulados de Cosson (2016), em sua proposição de Letramento Literário a partir do desenvolvimento de uma sequência básica; as concepções de leitura de Lajolo (1999; 2001); as obras traduzidas e adaptadas por Monteiro Lobato sobre Hans Staden e as teorias sobre mediação de leitura de Nogueira (2014), Oliveira (2010) e Segabinazi (2016). A metodologia a ser empregada exigia que fosse realizada a intervenção direta e troca de experiências do pesquisador com os indivíduos pesquisados, planejamentos para todas as realizações dessa sequência didática, sua aplicação e avaliação dos resultados. Inicialmente, os alunos foram submetidos a pesquisas de assuntos relacionados ao texto a ser lido para se familiarizarem com o tema. No decorrer da pesquisa, as aulas foram suspensas em decorrência da pandemia do COVID-19 e a aplicação das oficinas de mediação de leitura não puderam ser realizadas. Diante desses fatos, propusemo-nos a elaborar uma proposta de mediação de leitura a ser aplicada posterior a este momento pandêmico e, com isso, contribuirmos para o despertar do gosto leitor em nossos alunos, bem como para o fomento de uma postura reflexiva sobre o papel do professor enquanto mediador desse processo.

Externo ao Programa - 1549206 - LUIS ANTONIO CONTATORI ROMANO
Interno - 317.450.228-48 - MARIANA APARECIDA DE OLIVEIRA RIBEIRO - UFMA