A POESIA COMO ESTRATÉGIA DE LEITURA LITERÁRIA COM OS ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Letramento literário. Estratégias de leitura. Poesia. Escola.
Esse projeto apresenta a pesquisa de mestrado intitulada A poesia como estratégia de leitura literária com os alunos do 7º ano do ensino fundamental, na escola José Manuel de Araújo, município de Tailândia/Pa. A pesquisa surgiu a partir da necessidade de trabalharmos com o letramento literário no ensino fundamental II, visto que esses tipos de textos são essenciais na formação do sujeito leitor e no contexto de sala de aula são cada vez mais deixados em segundo plano. Buscamos promover esse letramento por meio dos poemas do escritor Garibaldi Nicola Parente. Desse modo, trabalhamos com as estratégias de leitura e escrita e as oficinas propostas por Girotto e Sousa (2010) e os laboratórios de leiturescrita propostos por Pilati (2018), fundamentando o texto em pressupostos bibliográficos e a pesquisa ação. O projeto tem como objetivo incentivar a construção de múltiplos conhecimentos e o encanto pela leitura do texto literário, sendo que a poesia foi nosso ponto de partida. O mesmo apresenta como referencial teórico Cosson (2009, 2017), Kleiman (1998), Lajolo (2001), Carvalho e Baroukh (2018), entre outros. Assim iniciamos falando sobre a literatura no ensino fundamental II, tecemos considerações acerca do letramento literário, poesia e poema, as estratégias de leitura para com o texto literário. Perpassando pelo traçado metodológico da pesquisa e por fim apresentamos a prática da poesia em sala de aula.