Banca de DEFESA: EDLENE SOARES ALMEIDA

DISCENTE: EDLENE SOARES ALMEIDA
DATA: 20/04/2021
LOCAL: VIDEOCONFERENCIA

LEITURA DE CONTOS INFANTO JUVENIS ANGOLANOS E MOÇAMBICANOS: UMA PROPOSTA DE VALORIZAÇÃO DAS LITERATURAS ANGOLANA E MOÇAMBICANA

Leitura literária. Letramento literário. Literatura africana de língua portuguesa. Lei 10.639/03

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

Essa dissertação apresenta uma proposta de intervenção pedagógica acerca do incentivo a leitura literária de contos africanos de Angola e Moçambique, além disso, temos por objetivo proporcionar aos alunos uma reflexão e aproximação com as culturas africana, sob outro viés, ou seja, apresentar uma África diferente dos estereótipos que foram criados ao longo de séculos, em que os povos africanos são vistos como selvagens incapazes de civilização ou ainda sem história, ideias como essas que se perpetuam até os dias atuais, e que nossos educandos estão habituados a conhecer, seja através da escola, da mídia ou do livro didático. Ao contrário dessa visão, nosso interesse é mostrar a enriquecedora diversidade cultural africana, e, sobretudo, sua importância para formação do nosso país e das nossas raízes. Embasados pela lei 10.639/03 e 11.645/08, que institui a obrigatoriedade do ensino da História da África, da Cultura Afro-brasileira e indígena no currículo escolar do ensino fundamental e médio, que levamos essa discussão acerca da literatura angolana e moçambicana para sala de aula, para que os alunos conheçam as histórias e a poética africana. Para esse estudo elegemos o escritor angolano Ondjaki e o moçambicano Mia Couto, ambos pela forte semelhança com as narrativas de autores da literatura do Brasil. Acreditamos que por meio da literatura, os estudantes tem a possibilidade de construir uma imagem mais positiva sobre África, a qual traz em seus textos literários, os costumes, a linguagem, a beleza e as tradições de um povo que foi e, ainda é muito importante para nossa base cultural. Quanto à metodologia utilizada adotamos a pesquisaação com abordagem qualitativa de Thiollent (1947), que prevê uma proposta de intervenção. Para alcançar o objetivo desse trabalho, desenvolvemos oficinas de leitura numa turma do 8º ano do ensino fundamental II, na escola da rede municipal, Anísio Teixeira, localizada na cidade de Marabá-Pá. O suporte teórico que subsidia esse trabalho baseia-se em Candido (1995), Coelho (2000), Cosson (2012), Freire (1982), Kleiman (1999), Lajolo (1994), Munanga (2005), Todorov (2016), Zilberman (2012), Colomer (2017), dentre outros autores que enfatizam a importância da leitura e da literatura nas variadas instâncias sociais. Com essa proposta pedagógica, podemos afirmar que foram momentos significativos e de bastante aprendizagem, tanto para turma quanto para a pesquisadora, e ainda foi possível contribuir para formação leitora dos estudantes, como dar visibilidade positiva à identidade e a literatura africana, promovendo o respeito à diversidade étnico-racial.

Interno - 1185073 - ELIANE PEREIRA MACHADO SOARES
Externo ao Programa - 1191123 - JOSELINE SIMONE BARRETO TRINDADE