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Banca de DEFESA: IVANILSA FIGUEIREDO PEREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IVANILSA FIGUEIREDO PEREIRA
DATA: 29/04/2021
HORA: 15:00
LOCAL: VIDEOCONFERENCIA
TÍTULO:

O ENCADEAMENTO DO DISCURSO POR MEIO DOS OPERADORES ARGUMENTATIVOS:

uma proposta de ensino da escrita por intermédio da carta aberta


PALAVRAS-CHAVES:

...


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

Esta pesquisa, ao abordar as noções de coesão, apresenta-se com o intuito de mostrar, por meio da Linguística Textual de perspectiva sociocognitiva e interacional, como tais estudos podem colaborar para a prática pedagógica no tocante ao ensino aprendizagem da escrita, tendo em vista o desenvolvimento da proficiência escritora. Considerou-se a coesão como critério de textualização, levando em conta não só sua importância como recurso que cria uma rede de relações no texto, contribuindo, sobremaneira, para o encadeamento de seus diversos segmentos, como também para a construção de sentido pretendido. Por questão didática, foi trabalhada apenas a coesão via operadores argumentativos, relacionando-a ao projeto do dizer argumentativo. A produção textual proposta para a pesquisa é a carta aberta, gênero textual no qual predomina a sequência de arguição e está ligado diretamente ao direito que cada cidadão tem de se manifestar diante dos problemas que atingem a sociedade. Nesse contexto, sugere-se uma proposta de trabalho que venha a contribuir para a prática pedagógica do ensino/aprendizagem da escrita por intermédio de uma sequência didática (SD) a partir dos estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2011) sobre a aquisição da linguagem escrita mediada por gêneros textuais, e considerando as teorias e os documentos vigentes acerca do ensino de língua portuguesa centrado no texto como objeto de ensino. Como aporte teórico, esta pesquisa tem como base, principalmente, os postulados de Antunes (2005), Azevedo (2018), Barbisan (2008), Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), Costa Val (1994), Fávero (2002), Fiorin (2015), Koch (2011; 2018), Koch e Elias (2012; 2018), Marcuschi (2008) e Passarelli (2012). Assim, este estudo, de modo geral, visa a fornecer meios ao professor do nono ano do Ensino Fundamental para o ensino dos operadores argumentativos, apontando alternativas pedagógicas que possam, de algum modo, contribuir com o ensino de língua portuguesa, fazendo-o mais efetivo e significativo.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADRIANA DOS REIS SILVA
Interno - 1735412 - GILMAR BUENO SANTOS
Presidente - 1342825 - MAYSA DE PADUA TEIXEIRA PAULINELLI
Notícia cadastrada em: 20/04/2021 14:57
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