Banca de DEFESA: MARIANA DE SOUSA SILVA

DISCENTE: MARIANA DE SOUSA SILVA
DATA: 30/06/2021
LOCAL: videoconferencia

DIVERSÃO NAS AULAS DE SONS: Aprendendo a pronúncia de palavras por meio de jogos educativos

ORALIDADE; ENSINO DA PRONÚNCIA; JOGOS EDUCATIVOS

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

O processo de desenvolvimento da linguagem começa a acontecer com o bebe ainda no útero da mãe. A voz dela e de outras pessoas que a cercam já fornece material sonoro que representa referência a eles. Com a continuidade do desenvolvimento da criança, outros elementos humanos são inseridos e a criança começa a interagir com outras pessoas além de seus familiares. Assim, ao adentrar a escola, a criança já possui um vasto vocabulário construído com as pessoas que elas convivem diariamente, inclusive com as particularidades da fala adotados pelos mesmos. A partir de então, a criança passa a ser alfabetizada e letrada para poder se expressar também de forma escrita. Porém observou-se que muitas crianças chegavam ao 6º ano do ensino fundamental, com vergonha de se expressar oralmente frente aos colegas e professoras, pois julgavam “não saber falar” além de realmente possuírem dificuldades quanto à leitura e escrita. Verificando essa situação, propomos então neste trabalho, uma intervenção baseada na metodologia da pesquisa-ação, a qual busca com uma ação a “resolução de um problema coletivo no qual os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo” (Thiollent, 1986). Para o embasamento teórico-metodológico, nos valemos das discussões apresentadas por KISHIMOTO (2007), RIBEIRO (2015) e ANTUNES (2000) os quais apresentaram embasamento para os estudos sobre a história e o uso de jogos no ambiente escolar. Como suporte teórico para as discussões acerca do desenvolvimento da oralidade e letramento, alfabetização e sobre a consciência fonológica nos anos iniciais do ensino fundamental, nos apoiamos nas concepções de BRITO (2003), MARCUSCHI (2001), BIMONTI (2008), FREITAS (2003) e ALVES (2012). Como proposta de intervenção, foram adaptados quatro jogos para serem utilizados como suporte aos estudos da pronúncia de palavras da Língua Portuguesa em sala de aula. Porém, não foi possível aplicá-los por conta da suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da COVID-19.

Interno - 1735412 - GILMAR BUENO SANTOS
Presidente - 2418330 - NAYARA DA SILVA CAMARGO