Notícias

Banca de DEFESA: SAMY EVELYN BARROS MOTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAMY EVELYN BARROS MOTA
DATA: 29/10/2021
HORA: 10:00
LOCAL: videoconferencia
TÍTULO:

A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO: POR UM ENSINO SOCIOLINGUÍSTICO NAS AULAS DE LINGUAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino; Sociolinguística; Livro didático; Preconceito linguístico


PÁGINAS: 146
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

Neste trabalho, apresentamos os resultados de uma pesquisa realizada com alunos do 9º ano B, de uma escola da rede municipal de ensino, situada na cidade de Amarante do Maranhão/MA. Partimos da necessidade de abordar em sala de aula as variedades linguísticas desprestigiadas, uma vez que os alunos que fazem uso das mesmas sentiam-se inferiorizados por acharem que não sabiam falar corretamente. A partir de uma perspectiva sociolinguística, utilizamos os gêneros textuais digitais e realizamos atividades propostas no livro didático (LD) para que os alunos da turma pesquisada pudessem compreender situações de uso e adequação das variantes linguísticas de maior e menor prestígio social, com o objetivo de ampliar o vocabulário, a capacidade de argumentação e diminuir o preconceito linguístico. Por se tratar de um projeto desenvolvido durante a pandemia, algumas atividades tornaram-se inviáveis, contudo, ajustamos as práticas de ensino às condições de acesso dos alunos. Por recomendação da secretaria de educação do município, utilizamos o LD em todas as aulas, por ser um material que todos alunos tinham acesso. Para subsidiar esta pesquisa, buscamos suporte nos estudos de Bagno (2007), Bortoni-Ricardo (2004, 2005) e Marcuschi (2007); para os estudos relacionados aos letramentos baseamo-nos nas teorias de Street (2014), Kleiman (2005) e Soares (2015), além das orientações contidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). A análise do livro didático e a pesquisa participativa foram as metodologias utilizadas para gerar e analisar os dados deste estudo. Ao longo das atividades realizadas, foi possível estimular a leitura e escrita dos estudantes, assim como inserimos nas aulas de linguagem textos que apresentam o caráter heterogêneo da língua portuguesa, que contribuíram para a compreensão de que a quebra do preconceito social e linguístico só ocorre pela educação e pelo respeito às práticas de linguagens do outro. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 399.806.422-20 - AUSTRIA RODRIGUES BRITO - UFPA
Externo à Instituição - MARIA DA CONCEICAO AZEVEDO
Interno - 1342825 - MAYSA DE PADUA TEIXEIRA PAULINELLI
Notícia cadastrada em: 27/10/2021 15:54
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (94) 2101-5945 | Copyright © 2006-2024 - UNIFESSPA - sigaa-docker