PRÁTICAS DE LETRAMENTOS LITERÁRIO E CULTURAL NO CONTEXTO ESCOLAR
Literatura. Letramentos. Culturas. Bullying. Currículo.
A presente pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta de letramento literário e cultural na região amazônica, direcionado à escola pública. A proposta foi desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Novo Horizonte, em uma turma de 6º ano, localizada no município de Parauapebas. Para tanto, realizamos oficinas com leitura de textos literários de diferentes gêneros, propondo discussões acerca de bullying, bastante recorrente na turma em questão, e discussões de caráter sócio-político e cultural, avaliando processos metodológicos que envolvem o ensino-aprendizagem de literatura na escola de ensino fundamental. Para fundamentar a pesquisa, utilizamos pressupostos dos estudos culturais, teorias sobre ensino, letramento e currículo, focando na necessidade de considerar os letramentos como ideológicos e culturais e não como autônomos ou naturais. Dentre os teóricos utilizados como base, destaco QUIJANO (2005), HALL (2003), BHABHA (2013), MACEDO (2012, 2013, 2018, 2018), (CORAZZA, 2002), ROJO (2009) e STREET (2014).