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Banca de DEFESA: MONICA RODRIGUES FERREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MONICA RODRIGUES FERREIRA
DATA: 21/12/2021
HORA: 09:00
LOCAL: videoconferencia
TÍTULO:

ESTRATÉGIAS DE ESCRITA DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Produção Textual. Sequência Didática. Argumentação


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

Os desafios do ensino e aprendizagem da leitura e produção de textos escritos de qualquer gênero, no cenário educacional brasileiro, são constantes. Sabemos que ainda são necessários muitos estudos e pesquisas com o objetivo de sanar a problemática que circunda a produção textual na escola, principalmente na educação básica. Neste trabalho, apresentamos uma proposta de ensino a ser desenvolvido em salas de aulas por professores de língua portuguesa. Uma Sequência Didática (SD) com estratégias de escrita para o texto dissertativo-argumentativo como uma prática social nos anos finais do Ensino Fundamental (EF). A partir de uma perspectiva da Linguística Textual e do ensino interacional da língua através do texto e dos gêneros textuais, sugerimos atividades e exercícios que contemplam situações reais e simulações de comunicação através do uso da língua. A partir do trabalho com a SD, é possível o professor investigar o processo de ensino e aprendizagem da produção textual escrita do texto argumentativo com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental; observar como os estudantes constroem sua argumentação no texto dissertativo-argumentativo, que estratégias são usadas por esses jovens escritores e os aspectos organizacionais da sequência argumentativa utilizados por eles.  A SD sugere ainda, práticas pedagógicas aos professores que almejam trabalhar com essa tipologia no EF. Com relação à metodologia, nossa pesquisa constitui-se de uma pesquisa-ação, com uma proposta de uma Sequência Didática, já que devido a pandemia do novo coronavírus, o surgimento da Covid-19 e a necessidade de afastamento social as aulas foram suspensas e o projeto de intervenção não pode ser aplicado. O trabalho fundamenta-se nos estudos de teóricos da Linguística Aplicada e da Linguística textual, como Marcuschi (2002, 2008, 2010); Kock e Elias (2018, 2010); Antunes (2009, 2010); Bakhtin (2003) entre outros, além das orientações contidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). A proposta deste trabalho fundamenta-se ainda no texto como objeto de ensino e na variedade de gêneros para a ampliação dos letramentos. Assim, concluímos que o trabalho é árduo com a produção textual argumentativa e ressaltamos a importância das práticas de leitura nas aulas de língua portuguesa como forma de desenvolver as práticas de letramento.  


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADRIANA DOS REIS SILVA
Interno - 1735412 - GILMAR BUENO SANTOS
Presidente - 1342825 - MAYSA DE PADUA TEIXEIRA PAULINELLI
Notícia cadastrada em: 20/12/2021 08:32
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