Banca de DEFESA: DOUGLAS AFONSO DOS SANTOS

DISCENTE: DOUGLAS AFONSO DOS SANTOS
DATA: 25/02/2022
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA

CRENÇAS E ATITUDES LINGUÍSTICAS DE GRADUANDOS DO CURSO DE LETRAS: INTERFACES ENTRE SOCIOLINGUÍSTICA E EDUCAÇÃO.

AVALIAÇÃO LINGUÍSTICA. ENSINO DE LÍNGUA. FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

ÁREA: Letras

Nesta dissertação, abordou-se o tema da avaliação linguística, correlacionando os estudos de crenças e atitudes linguísticas com a Sociolinguística Educacional – subárea da Linguística que investiga, principalmente, como repercutem os processos de variação e mudança linguística no âmbito escolar, com foco no ensino e na formação do professor de línguas. Objetivou-se, de modo geral, analisar as crenças e atitudes linguísticas de graduandos do curso de Letras da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus de São Miguel do Guamá – PA. Assim, para alcançar esse objetivo, foram utilizados dois procedimentos técnicos, quais sejam, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. Na primeira, buscou-se traçar uma definição das crenças e atitudes no âmbito da Psicologia Social, mostrar a relação dessa temática com os estudos linguísticos e revisitar alguns estudos já realizados nesta mesma perspectiva, a saber, Costa (2019), Cyranka (2007), Espíndola (2019), Pinto (2018), Santos (2016) e Santos (2019). Além disso, tematizou-se também a aplicação da Sociolinguística à Educação, abordando assuntos como a consolidação de uma Linguística Social, a importância da reflexão acerca da variação linguística em sala de aula, o ensino de gramática e a formação do professor de Língua Portuguesa no curso de Letras. Na pesquisa de campo, delimitou-se como sujeitos doze graduandos do curso de Letras da UEPA, seis de uma turma iniciante e seis de outra concluinte, aos quais, com o auxílio de duas plataformas digitais, Google Meet e Google Forms, foram aplicados dois testes, um de crenças e outro de atitudes linguísticas – respectivamente. No primeiro, os discentes responderam abertamente a sete perguntas, e no segundo, avaliaram textos orais que apresentavam registros da norma padrão e dos traços descontínuos do português brasileiro (BORTONI-RICARDO, 2004), respondendo a sete assertivas na escala de Likert. Os dados obtidos com o teste de crenças linguísticas foram analisados à luz da Análise de Conteúdo Categorial, proposta por Bardin (2016), enquanto que os dados do teste de atitudes linguísticas foram interpretados estatisticamente, tendo como base as variáveis sexo e turma. A partir da revisão de literatura, pôde-se constatar, principalmente, que o ensino tradicional da gramática normativa é um dos principais fatores que ocasionam o surgimento de crenças e atitudes linguísticas negativas. Os resultados da pesquisa de campo corroboraram essa interpretação, tendo em vista a constatação de que a maioria dos alunos chegou ao curso de Letras da UEPA com o propósito de compensar uma lacuna instaurada ao longo da Educação Básica, observando-se, entre eles, a crença de que apenas os aspectos gramático-normativos da língua seriam discutidos no referido curso. Contudo, verificou-se que essa crença, entendida como um dos componentes atitudinais (LAMBERT; LAMBERT, 1981), foi relativamente atenuada ao longo da formação, ainda que os demais componentes – sentimentos e emoções e tendências para reagir – não tenham se modificado entre alguns sujeitos, demonstrando, portanto, a continuidade de determinadas atitudes linguísticas negativas.

Presidente - 1185073 - ELIANE PEREIRA MACHADO SOARES
Externo à Instituição - ELISA BATTISTI