A literatura de cordel em sala de aula: formação leitora e escritora, em uma escola do campo
Práticas de letramentos; Literatura de Cordel; Ensino-
aprendizagem.
A presente pesquisa tem por objetivo analisar práticas de letramentos da Literatura de
Cordel, na perspectiva do letramento social. Nosso interesse surgiu pela Literatura de
Cordel da necessidade de se buscar a diversidade das ações educativas na formação de
leitores e escritores do Ensino Fundamental Anos Finais. O gênero literário cordel é uma
produção cultural que trabalha com diversas linguagens, portanto, é multimodal. Dessa
maneira, utilizaremos de diversas linguagens para que nossos alunos ampliem a noção
de leitura. A presente pesquisa é de cunho qualiquantitativa e apresentamos como
práticas pedagógicas o trabalho com oficinas, em etapas: Sondagens; 1) Oficinas de
leitura de textos multimodais; 2) Oficina sobre história e características do gênero cordel;
3) Oficinas de declamações de cordéis; 4) Oficina de produção de texto coletivo. Os
fundamentos teóricos da pesquisa estão embasados nos estudos de Koch (1992), Geraldi
(1984), Freire (1989), Street (1984), Soares (2017), Rojo (2009), Bakthin (2003),
Marcuschi (2008), Dolz; Noverraz; Schneuwly (2004), Lajolo (2018), Abreu (2006),
Cascudo (2006), Haurélio (2010), Brandão (2011), Pinheiro;Marinho (2012), Pinheiro
(2007), Grillo (2015), Galvão (2006), Viana (2010), Lima (2013), Nascimento (2019),
Oliveira (2020). Este projeto visa contribuir no processo de ensino-aprendizagem de
linguagem e letramentos por meio do gênero cordel e na valorização da literatura popular.