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Banca de QUALIFICAÇÃO: WALLACE DOS SANTOS ARRUDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WALLACE DOS SANTOS ARRUDA
DATA: 06/12/2023
HORA: 15:00
LOCAL: presencialmente sala do Prédio do ILLA sala 02
TÍTULO:

A PRÁTICA DE LEITURA CRÍTICA DE ANIMÊ: uma proposta para
sala de aula do 9º ano da Educação Básica


PALAVRAS-CHAVES:

Leitura; Leitura crítica; Leitores; Animes; Animação.


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

Esta dissertação pretende apresentar a pesquisa-ação, em fase de desenvolvimento,
sobre leitura crítica de animes em sala de aula. O projeto de intervenção foi executado em
uma escola pública municipal situada na zona leste da cidade de Manaus, no Estado do
Amazonas. Neste caso, a pesquisa aconteceu em uma turma de 9º ano A do ensino
fundamental da escola municipal Francisco Guedes de Queiroz, bairro Tancredo Neves. A
execução desta pesquisa em sala de aula obedeceu à seguinte sequência: aulas
expositivas que introduziram os conceitos de leitura, leitura crítica, leitura de imagem e
leitura de animação; exposição de 12 (doze) episódios da animação japonesa One-Punch
Man; aulas expositivas e dialogadas após cada episódio; além da produção textual dos
alunos em forma de resenha crítica. Durante este estudo, foram observadas as
habilidades de interpretação e leitura crítica que os alunos demonstraram nas atividades
em que expuseram suas análises e opiniões oralmente e, depois, através dos textos
resenhados. A pesquisa foi majoritariamente qualitativa pois buscamos observar e
analisar individualmente, nos alunos, suas habilidades de leitores críticos de imagem. O
referencial teórico que conduziu o nosso estudo foram: Luyten (2019); Santaella (2012);
Street (2014); Petit (2009;2013); Martins (2006); Rojo (2012); Santoni (2017), entre outros.
Além disso, este estudo pretende provocar a reflexão acadêmica para a importância de
transcender os velhos paradigmas que ainda fazem parte das práticas de alguns
professores de Língua Portuguesa, os quais ainda insistem em ensinar somente
gramática normativa e a leitura restrita aos clássicos da literatura e ao livro didático. E,
assim, desperdiçam todo um mundo de possibilidades linguísticas e pedagógicas que
podem ser utilizadas para ensinar o valor da leitura e do pensamento crítico, ético e livre.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2139123 - EDIMARA FERREIRA SANTOS
Interno - 1342825 - MAYSA DE PADUA TEIXEIRA PAULINELLI
Notícia cadastrada em: 10/02/2023 09:35
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