Banca de DEFESA: ALINE VIEIRA DA SILVA

DISCENTE: ALINE VIEIRA DA SILVA
DATA: 30/03/2023
LOCAL: videoconferência

AS NARRATIVAS ORAIS E O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA: Uma proposta para valorização de identidades culturais.

Narrativas orais; Ensino de leitura e escrita; Valorização de Identidades Socioculturais.

Este trabalho propõe uma reflexão sobre o processo de ensino aprendizado de leitura e escrita e valorização de identidades socioculturais. Para tanto, buscamos estabelecer diálogos entre literatura e identidades culturais, narrativas orais e ensino em sala de aula, em uma perspectiva sociolinguística, compreendendo a linguagem como interação. A pesquisa teve como participantes, docentes e estudantes de 6º e 7º ano do ensino fundamental, residentes em comunidades rurais do Município de São João do Araguaia - PA. A escolha dos referenciais teóricos aconteceu com abrangência interdisciplinar, trazendo para essa construção autores como Bakhtin (2006), Marcuschi (2001), Bagno (2001), Rojo (2013), Barthes (2008), Brandão (1980) Soares (2003) e vários outros que nos ajudaram a compreender e refletir sobre as temáticas abordadas. As ações de pesquisa se estabeleceram direcionadas por uma proposta didática de intervenção, nos utilizamos de métodos de pesquisa da pesquisa-ação e história oral, tendo como base Thiollent (2002), Delgado (2006), Thompson (1992), Fiorentini e Lorenzato (2006), estabelecendo diálogo e interação com estudantes e suas comunidades por meio de literaturas e narrativas orais do cotidiano, sem deixar de lado o uso das novas tecnologias reconhecendo-as como indispensáveis no contexto do ensino atual. Durante as ações e reflexões deste trabalho podemos compreender as narrativas orais como importantes contribuidoras para o processo de ensino-aprendizado, enriquecendo as possibilidades para um ensino contextualizado e corroborando para o reconhecimento e valorização identidades socioculturais dos estudantes.

Presidente - 317.450.228-48 - MARIANA APARECIDA DE OLIVEIRA RIBEIRO - UFMA
Interno - 882.856.343-53 - PAULO DA SILVA LIMA - UFMA