Notícias

Banca de DEFESA: ELISAMA MACIEL CELESTINO DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELISAMA MACIEL CELESTINO DO NASCIMENTO
DATA: 26/04/2023
HORA: 15:00
LOCAL: videoconferencia
TÍTULO:

GÊNEROS MULTISSEMIÓTICOS E A FORMAÇÃO DE LEITORES RESPONSIVOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II


PALAVRAS-CHAVES:

ensino; gênero discursivo; compreensão leitora.


PÁGINAS: 142
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

Esta pesquisa busca compreender a responsividade discente a partir da leitura de um gênero multissemiótico com o intuito de contribuir com a formação leitora responsiva de alunos do ensino fundamental II. Para tal, delineamos como objetivos específicos: refletir sobre os fatores que influenciam o processo de compreensão responsiva ativa do gênero charge; propor estratégias que favoreçam a compreensão e o aprimoramento das leituras e, por fim, analisar os diferentes níveis de responsividade apresentados pelos alunos durante as atividades sugeridas. Desse modo, realizamos a pesquisa na rede municipal de ensino da cidade de Imperatriz – MA com uma turma de 9º ano. O material foi coletado durante as aulas de língua portuguesa por meio de atividades de leitura em que as respostas às questões elaboradas constituíram o córpus desta pesquisa. O estudo fundamenta-se nos pressupostos do Círculo de Bakhtin que percebe a linguagem como um espaço de interação em que a produção de sentidos ocorre a partir das relações dialógicas estabelecidas entre os sujeitos sócio-historicamente situados, em Bakhtin (2003, 2011; 2016), Volóchinov (2018 [1929]), Faraco (2009), na noção de letramentos múltiplos e gêneros multissemióticos e/ou multimodais de Rojo (2009, 2010) Ribeiro (2021) e no conceito bakhtiniano de responsividade ampliado por autores como Ohuschi (2013) e Menegassi (2009). Nosso percurso metodológico se caracteriza como pesquisa-ação de natureza aplicada com base em Tripp (2005) e Thiollent (2011). Seguimos ainda os procedimentos de estudos para gêneros discursivos propostos por Lopes-Rossi (2008) e nas categorias de estratégias para a leitura de gêneros multimodais de Paes de Barros (2009). Além disso, a elaboração de questões guiou-se por sugestões de Mendes-Polato, Ohuschi e Menegassi (2020) acerca da análise discursiva de charges.

Os resultados mostraram, de forma geral, que as atividades propostas possibilitaram o desenvolvimento de leituras mais amplas e reflexivas que contribuíram com a formação leitora dos alunos no ensino fundamental. Apontaram ainda a complexidade do processo de compreensão por meio dos diferentes níveis de responsividade manifestados pelos alunos, que ora se apresentavam mais responsivos ora menos responsivos, permitindo reflexões no direcionamento da prática docente com gêneros discursivos ao considerar as condições de produção de textos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 021.503.558-50 - CLAUDIO LUIZ ABREU FONSECA - UFPA
Interno - 1649340 - MARIA CRISTINA MACEDO ALENCAR
Externo à Instituição - FABIANA RODRIGUES CARRIJO
Notícia cadastrada em: 12/04/2023 13:36
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (94) 2101-5945 | Copyright © 2006-2024 - UNIFESSPA - sigaa-docker