Banca de DEFESA: XIRLEY PEREIRA LEMOS CABRAL

DISCENTE: XIRLEY PEREIRA LEMOS CABRAL
DATA: 30/06/2023
LOCAL: GOOGLE MEET

ANÁLISE DE TEXTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Uma Proposta de Leitura Semântico-Enunciativa

leitura; análise de texto; enunciação; sentido; educação básica.

Esta pesquisa apresenta uma proposta de análise de leitura e produção/autoria para os anos finais do Ensino Fundamental, em que pretendemos ressignificar as práticas de leitura levando o aluno a compreender que os sentidos do texto se constituem politicamente e são mobilizados pela história. Desse modo, poderemos mudar os índices negativos de proficiência de leitura que se agravou no contexto pós-pandemia. O percurso metodológico fundamentou-se na abordagem qualitativa, embasada nos pressupostos teóricos da Semântica do Acontecimento/Semântica da Enunciação, conforme proposta pelo pesquisador brasileiro Eduardo Guimarães (2005; 2007; 2010; 2012; 2018), que nos apresenta, dentre muitos conceitos, os de enunciação, acontecimento, memorável, espaço de enunciação, político e os procedimentos de significação, que são fundamentais para a constituição desta dissertação. A partir desse arcabouço teórico, analisaremos um texto do manual didático e a atividade de intepretação proposta e faremos uma análise de como os autores propõem a produção de sentidos na atividade de interpretação. O procedimento de análise que adotamos foi a seleção de recortes e sua descrição até chegarmos aos memoráveis de sentidos do texto, uma crônica de Marina Colasanti. Os procedimentos de análise de texto elucidados por esta teoria semântico-enunciativa proporcionarão um redirecionamento nas práticas de leitura em sala de aula e levarão o aluno a ser um leitor proficiente, ou um leitor-autor. Por isso, construímos uma proposta de análise de leitura por meio de sete oficinas, conforme os procedimentos de análise de texto apresentados por Guimarães (2012), que também está referenciada nos documentos curriculares norteadores do ensino, como os PCN (1998) e BNCC (2018). Por meio desta pesquisa, realizamos uma proposta significativa de análise de texto, que poderá contribuir no processo de ensino-aprendizagem dos nossos alunos. Por isso acreditamos na importância do conhecimento da prática desta perspectiva teórica, que precisa ser mais difundida no espaço escolar.

Externo à Instituição - LUIZ FRANCISCO DIAS
Interno - 1342825 - MAYSA DE PADUA TEIXEIRA PAULINELLI