Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: TATIANE NUNES SICSÚ DE CASTRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TATIANE NUNES SICSÚ DE CASTRO
DATA: 31/08/2023
HORA: 15:00
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO:

: Letramento Literário nos anos iniciais do Ensino Fundamental: leitura e

escrita de Fábulas em uma Escola Estadual de Tempo Integral no Amazonas


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Gêneros. Argumentação. Multimodalidade. Outdoor publicitário.


PÁGINAS: 55
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

Esta dissertação tem como objetivo central analisar as estratégias argumentativas apresentadas nos outdoors publicitários, destacando sua importância na persuasão visual, para então construir uma proposta de intervenção didática a ser aplicada a uma turma de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Pretende-se explorar como as mensagens publicitárias nos outdoors são construídas a fim de influenciar o comportamento do público-alvo, considerando aspectos como a escolha de cores, imagens, slogans, tipografia e posicionamento de elementos visuais, frases de efeito e outros elementos que compõem os gêneros textuais multimodais, que podem compor os outdoors publicitários. Dessa forma, ao longo desta pesquisa serão realizadas análises de diversos exemplos de outdoors publicitários, com o intuito de identificar as estratégias argumentativas mais recorrentes, bem como examinar como elas são utilizadas de forma eficiente. Serão considerados tanto aspectos visuais, como a estética, a disposição dos elementos, a autoridade visual, quanto aos elementos argumentativos, como a construção de narrativas, o uso de metáforas e a criação de apelos emocionais. Com a finalidade de alcançar o objetivo proposto será desenvolvida uma pesquisa cujo percurso metodológico está apoiado no parâmetro da pesquisa-ação, sob o que observa Thiollent (2009), que esse tipo de investigação procura exercer uma atitude ativa diante da resolução do problema existente. Por isso, tal investigação torna-se contributiva não apenas a este trabalho, mas à prática em sala de aula, voltado à solução do problema, bem como à conseguinte aprendizagem dos alunos, no tocante à complexidade apresentada. Nesse sentido, será apresentado o passo a passo de uma  intervenção didática construída com a finalidade de explorar as potencialidades do outdoor como ferramenta de ensino-aprendizagem da argumentação Por fim, serão elaboradas análises descritivas e explicativas da aplicação da proposta de intervenção.Com base nessas análises, espera-se contribuir para um melhor entendimento sobre o impacto das estratégias argumentativas no outdoor publicitário, destacando sua eficácia na persuasão verbo-visual.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MARLI TEREZA FURTADO
Interno - 1571978 - PATRICIA APARECIDA BERALDO ROMANO
Presidente - 1647466 - SIMONE CRISTINA MENDONCA
Notícia cadastrada em: 28/08/2023 09:43
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (94) 2101-5945 | Copyright © 2006-2024 - UNIFESSPA - sigaa-docker